São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País registra terceira menor inflação da AL

CLARICE SPITZ
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2006, com uma inflação de 3,14%, deixa o Brasil no terceiro lugar entre os países da América Latina com menor índice de preços, atrás apenas do Peru (2,4%) e do Panamá (2,8%).
No ano anterior, o Brasil estava bem atrás, na 11ª posição entre os 19 países latino-americanos do ranking. O real valorizado, a boa oferta de produtos agrícolas e os menores aumentos de tarifas públicas sustentaram a redução da inflação ao longo do ano passado.
O levantamento foi elaborado pelo economista-chefe da consultoria Austin Ratings, Alex Agostini, a pedido da Folha Online, e leva em consideração os índices de preço projetados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) em setembro -último relatório disponível.
Entre as economias emergentes, o Brasil ocupa em 2006 a 11ª posição, na frente de Equador (3,2%) e Chile (3,5%), por exemplo. Nessa comparação, a Argentina aparece em 33º lugar (9,8%). A Polônia tem a mais baixa inflação entre os emergentes, 0,9%, e é seguida pela Arábia Saudita, com 1%, e por alguns países asiáticos.
Entre os Brics -grupo de grandes economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China-, o Brasil aparece em segundo lugar, com o dobro da inflação da China (1,5%). A Índia fica em terceiro, com inflação de 5,6%, e a Rússia, com 9,7%.


Texto Anterior: Inflação fica dentro da meta oficial desde 2004
Próximo Texto: Gesner Oliveira: Saudades do crescimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.