São Paulo, quarta, 13 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

Lopes está na diretoria do banco desde 95

da Reportagem Local

O economista Francisco Lafaiete de Pádua Lopes, 53, que ficou conhecido como um dos "pais do Plano Cruzado", é diretor de Política Econômica do BC (Banco Central) desde janeiro de 95.
Em março de 96, com a saída de Alkimar Moura, passou a acumular a função de diretor de Política Monetária do banco.
Mineiro de Belo Horizonte, Chico Lopes, como é mais conhecido, foi assessor especial da Secretaria de Planejamento da Presidência da República em 86, durante o governo José Sarney, e um dos principais teóricos do choque heterodoxo, que serviu de base para o Plano Cruzado. Entre junho e dezembro de 87, foi assessor especial do Ministério da Fazenda.
Não é a primeira vez que Chico Lopes é cotado para assumir a presidência do Banco Central. Em agosto de 97, quando Gustavo Franco foi indicado, Lopes era um dos nomes mais lembrados para ocupar o cargo.
Lopes formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez o mestrado em economia na Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Harvard, nos EUA. Foi professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro entre 77 e 94.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.