São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério teme que restrição se alastre

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Escaldado pelas críticas internacionais, o Ministério da Agricultura teme que a desconfiança dos europeus em relação à carne bovina brasileira contamine outros mercados, como o Oriente Médio, o norte da África e o leste da Europa, que usam o bloco como referência sanitária. O número de fazendas já inspecionadas pelo governo não será divulgado.
"Estamos trabalhando pela reabertura de imediato. Diversos países se fundamentam nas orientações que a União Européia dá", disse ontem o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro.
Indagado se a eventual contaminação preocupa o governo, o secretário foi lacônico. "Preocupa, sim", afirmou.
As exportações brasileiras para os 27 países do bloco europeu estão suspensas desde o dia 1º. As autoridades européias esperavam do Brasil uma lista com cerca de 300 propriedades habilitadas para vender bois rastreados. O ministério entregou 2.681 fazendas.
Diante do alto número, os europeus interromperam as importações, mas não declararam oficialmente embargo, o que mantém o mercado aberto para o produto brasileiro e a referência para outros países. Após protestar contra a decisão, classificando-a de protecionismo, o governo brasileiro admitiu problemas de fiscalização e inconformidades em documentos das fazendas. A fiscalização foi feita por técnicos estaduais.
Hoje os europeus receberão nova lista, que deve conter pelo menos 683 fazendas verificadas pelo ministério.
O número foi informado à Folha na semana passada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. Anteontem, em São Paulo, o ministro Reinhold Stephanes disse que seriam de 500 a 600.
"O produtor brasileiro estará sendo desrespeitado novamente", afirmou Antenor de Amorim Nogueira, presidente do Fórum Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária de Corte do Brasil).


Colaborou a Redação


Texto Anterior: Exportação de carne ultrapassa a de soja
Próximo Texto: Rússia suspende importação de bois de MT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.