São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBGE registra inflação de 0,65% em janeiro

da Sucursal do Rio

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro atingiu 0,65%, divulgou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em dezembro, o índice havia apurado aumento de 0,42% nos preços. Nos últimos 12 meses, o INPC acumulado ficou em 2,28%.
Segundo a coordenadora de pesquisa de inflação do IBGE, Eulina dos Santos, o INPC de janeiro ainda não reflete a pressão inflacionária consequente da valorização do dólar, depois de 13 de janeiro.
Em janeiro do ano passado, por exemplo, o INPC havia registrado inflação de 0,85%, superior à apurada no mês passado. Ela explicou que o aumento da inflação deverá ser sentido a partir de fevereiro.
""É muito difícil fazer uma projeção. O maior impacto vai se concentrar no primeiro semestre. Depois tende a se acomodar. Hoje, aumento de preço significa queda no faturamento. O consumidor já se acostumou com os preços estáveis e não está disposto a pagar mais", disse. De acordo com a coordenadora do IBGE, as maiores altas nos próximos meses deverão vir dos combustíveis, dos remédios e dos derivados de trigo.
O segmento com maior peso na inflação de janeiro, segundo o IBGE, foi o de transporte e comunicação. Esse setor teve aumento médio de 1,38%, devido especialmente aos reajustes anuais nas tarifas de ônibus municipais.
O produto que teve maior majoração nos preços em janeiro foi o feijão roxo, que subiu 14,56%. Segundo o IBGE, esse aumento ainda está relacionado à quebra da safra do feijão do ano passado. O grupo das hortaliças registrou aumento de 4,73% em janeiro. As frutas subiram 5,55% e o pescado, 8,40%.
O INPC mede a variação de preços com base no consumo médio de famílias com renda mensal de um a oito salários mínimos. Como os hábitos de consumo variam conforme a renda, o IBGE também calcula o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação para famílias com renda de até 40 salários mínimos.
O IPCA apurou inflação de 0,70% em janeiro. Nos últimos 12 meses terminados em janeiro, o IPCA teve alta de 1,65%.


Texto Anterior: Batata frita aumenta 7,97% em uma semana
Próximo Texto: Caixa descumpre o acordo da Basiléia e tentará se enquadrar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.