São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJETO DE LEI

Câmara avalia matéria

Tumulto marca sessão que libera transgênicos

SANDRO LIMA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão Especial sobre Transgênicos da Câmara aprovou projeto de lei que libera os produtos transgênicos no Brasil. O substitutivo do deputado Confúcio Moura (PMDB-RO) transfere à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) a competência para aprovar o comércio de alimentos modificados.
Caso o relatório passe pelo plenário da Câmara, e depois pelo Senado, a CTNBio poderá aprovar a comercialização de transgênicos e dispensar estudos de impacto ambiental.
O deputado Fernando Gabeira (PT-RJ) disse que a CTNBio não pode assumir sozinha a responsabilidade sobre a liberação dos transgênicos. Para Xico Graziano (PSDB-SP), a CTNBio possui alto nível e é um desrespeito questionar sua competência.

Violência e salsicha
Assim que o substitutivo foi aprovado, cerca de 25 manifestantes que assistiam à sessão invadiram o plenário e subiram nas mesas. Foram retirados com violência pelos seguranças. Fora do plenário, houve mais confusão.
Durante o tumulto, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que chamou os manifestantes de fascistas, e Orlando Desconsi (PT-RS) trocaram insultos e quase tomaram parte na briga. A deputada Luci Choinacki (PT-SC), que se machucou, foi acusada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) de tentar agredi-lo e por Perondi de ter jogado sobre ele dois pacotes de salsicha transgênica.



Texto Anterior: Demissões no mês de fevereiro chegam a 75 mil
Próximo Texto: Memória: Morre o economista James Tobin, aos 84
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.