São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhadores cortam mais cana por dia

MARCELO TOLEDO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O bóia-fria está cortando mais cana. A produtividade diária dos trabalhadores nas lavouras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo teve alta de 7,89% nos últimos três anos, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura.
De 2003 a 2006, o total de toneladas de cana colhida por dia por trabalhador cresceu em 23 de 34 Escritórios de Desenvolvimento Rural -os dados são referentes a junho de cada ano.
No mesmo período, foram contabilizadas 15 mortes de trabalhadores rurais supostamente provocadas pela exaustão do trabalho no campo no interior de SP.
"A relação entre as mortes e o aumento da produtividade é direta", disse a socióloga Maria Aparecida de Moraes Silva, da Unesp. Para ela, a produtividade pode estar até subestimada. "No campo, o trabalhador nunca corta menos que 10 toneladas/dia."
Um dos motivos apontados para o aumento de produtividade é a seleção feita pelas usinas. Com o avanço da mecanização, as vagas recentes passam a ser ocupadas por bóias-frias "bons de braço". "As empresas estão cada vez pegando pessoas mais jovens", diz Sérgio Torquato, pesquisador do IEA.


Texto Anterior: Pressão externa força certificação do álcool
Próximo Texto: Reforma é chave para a produtividade, diz economista do Bird
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.