São Paulo, Quinta-feira, 13 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SETOR AUTOMOTIVO
Sindicato do ABC reivindica aumento para a categoria em resposta ao reajuste nos preços dos carros
Metalúrgicos pedem reposição salarial

da Reportagem Local

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC encaminhou ontem às montadoras de automóveis da região reivindicação de aumento salarial.
Receberam a pauta do sindicato a Ford, Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz e Toyota.
Os sindicalistas não definiram um percentual de reajuste, mas estimam que a inflação acumulada da última data-base até o momento deve ser em torno de 7%.
O sindicato também enviou a reivindicação salarial à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O pedido de aumento salarial é uma resposta do sindicato aos au mentos nos preços dos carros anunciados pelas indústrias na semana passada.
O presidente do sindicato, Luiz Marinho, já havia afirmado que iria reivindicar reposição salarial para a categoria se as montadoras não voltassem atrás na decisão de aumentar preços.
O reajuste anunciado pelas indústrias está dificultado a renovação do acordo do setor automotivo, que baixou os preços dos carros, por meio da redução de impostos, e garantiu o emprego nas fábricas até o início de junho.
O governo, para continuar mantendo a isenção parcial do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros, exigiu que as montadoras "abram" seus balanços e justifiquem os reajustes de até 9,98% nos preços.
Segundo Marinho, as montadoras ameaçam demitir milhares de trabalhadores se não houver a prorrogação do acordo .
Na próxima segunda-feira, representantes dos sindicatos de metalúrgicos do ABC (CUT) e de São Paulo (Força Sindical) vão se encontrar com dirigentes da Anfavea para discutir a prorrogação da garantia de emprego nas fábricas.
Os sindicalistas querem que as montadoras garantam o nível de emprego no setor até o final do ano. (MAURICIO ESPOSITO)




Texto Anterior: Ex-dono vai recorrer ao STJ Oliveira quer anular venda da Manchete
Próximo Texto: Ford pára parcialmente no ABC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.