São Paulo, Quinta-feira, 13 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DRTE lança programa para gerar 50 mil vagas em dois anos no RS

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A DRTE (Delegacia Regional do Trabalho e Emprego) do Rio Grande do Sul está concretizando um programa de parcerias com 23 entidades governamentais e não-governamentais para gerar 50 mil empregos no Estado em dois anos.
Dados divulgados nas últimas semanas levaram a entidade a acelerar a implementação do projeto, cujo nome é ""Parceiros do Trabalho".
Primeiro, foi o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que indicou o crescimento de 10,5% das pessoas desocupadas na comparação entre março e fevereiro. Ontem, números da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) deixaram a DRTE em estado de alerta.
De acordo com a Ufrgs, a região metropolitana de Porto Alegre tem 311 mil desempregados, o que representa 18,6% do total de trabalhadores e a maior taxa de desemprego dos últimos sete anos.
Na comparação com São Paulo (que já lançou um programa de combate ao desemprego), os gaúchos levam 46 semanas em média para conseguir um novo emprego, contra 39 dos paulistas.
As entidades envolvidas no projeto da DRTE são, entre outras, secretarias estaduais, centrais sindicais, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o Banrisul, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, além de Senac (Serviço Nacional do Comércio), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senar (Serviço Nacional de Gerenciamento Rural).
A metodologia inclui a promoção de cursos profissionalizantes e abertura de linhas de crédito para o estabelecimento de pequenas e médias empresas.
O programa quer criar 5.000 postos para profissionais liberais recém-formados. Outros 15 mil empregos deverão ser gerados por intermédio de pequenas empresas.


Texto Anterior: Santos prepara 1.500 vagas de emprego
Próximo Texto: Desempregada consegue uma ocupação após aparecer na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.