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Mercado Aberto
Guilherme Barros
Para Delfim, Brasil vive crise anunciada
O Brasil vive hoje uma situação de equilíbrio fiscal precário, e uma crise será inevitável
no próximo governo se não
houver uma reforma da Previdência, independentemente de
quem ganhar as eleições.
A afirmação é do deputado
Delfim Netto (PMDB-SP), ao
comentar como o Brasil estaria
preparado para enfrentar a nova onda de turbulência que
abala o mundo nas últimas semanas. Ontem, o mercado financeiro viveu mais um dia de
estresse provocado pelas incertezas nos Estados Unidos.
Delfim diz que a origem da
crise é externa, mas, no Brasil, a
sociedade começa também a
constatar que os fundamentos
da economia não estão tão sólidos como parecem.
"As pessoas estão tomando
consciência de que existe uma
tremenda contradição entre
essa crença de que os fundamentos estão perfeitos e a indústria está em frangalhos",
diz. "Não adianta essa conversa
mole de que os fundamentos
estão sólidos, quando a agricultura está quebrando e a indústria sofre uma enormidade."
Segundo Delfim, quando se
fala que os fundamentos estão
perfeitos, o que se quer dizer,
na verdade, é que as instituições financeiras estão com seus
lucros assegurados. "O Brasil é
mesmo um país fantástico. O
setor financeiro vive uma situação perfeita, e o produtor de parafusos está quebrado."
Para Delfim, o grande problema do país, hoje, é a Previdência Social. Nos últimos
anos, enquanto a receita do
INSS cresceu a taxas de 2% ao
ano, a despesa aumentou a um
ritmo de 4% anual. "O Brasil vive uma crise anunciada", diz.
O pior, segundo Delfim, é que
esse assunto, a reforma da Previdência, não deverá ser debatido na campanha. "Os dois candidatos mais fortes não vão ousar falar no assunto, embora
quem ganhar a eleição vá ter
que pensar seriamente no que
terá de ser feito", diz.
Para Delfim, não há como
empurrar o problema da Previdência com a barriga por muito
tempo. "Se as mudanças não forem feitas, a crise vai explodir
na cara do próximo presidente
na metade do mandato."
Apesar de dizer que não possui bola de cristal, Delfim diz
que dificilmente Lula deixará
de ser reeleito, como apontam
as pesquisas. "Por mais que as
pessoas fiquem tristes, todos
temos de reconhecer que houve uma melhoria da população
mais pobre do país, que tem a
maioria dos votos."
Delfim espera que Lula se
desgarre do PT e forme uma
coalizão de partidos de centro-esquerda para governar e promova as reformas. Caso contrário, a crise pode ser inevitável.
ECOLOGIA NA SACOLA
A marca de sapatos e acessórios Capodarte fechou uma
parceria com a Tetra Pak para criar uma nova linha de
papelaria da rede -de sacolas aos catálogos e outros materiais impressos. A grife passa a usar exclusivamente papel obtido a partir da reciclagem de embalagens longa-vida, processado com a tecnologia da Tetra Pak. "A parceria
marca uma nova etapa na companhia. O papel reciclado
tornou-se atraente para empresas de moda", diz Fernando von Zuben, diretor de ambiente da Tetra Pak. "Contratamos uma estilista que também é ilustradora e preparamos a linha em comemoração aos nossos 15 anos", diz
Fernando Tchalian, da Capodarte.
"CAÇA-SOMBRERO"
Depois de seis anos no Brasil, a empresa britânica Michael
Page, de recrutamento de executivos, irá ampliar sua atuação pela América Latina. Neste mês, será aberto um escritório no México, que ficará subordinado ao Brasil. Segundo
Patrick Hollard, diretor da Michael Page no país e na América Latina, o mercado mexicano é um dos maiores da região e
apresenta forte demanda por executivos, principalmente na
área financeira."Começamos nesse segmento no Brasil e vamos fazer o mesmo nos países latinos", diz. A maior parte
dos negócios da empresa está na Inglaterra (51,4%) e na Europa continental (30,3%). A América Latina tem 3,49% dos
negócios do grupo e cresceu 55% entre 2004 e 2005. Entre
as principais companhias atendidas pela organização no
mercado brasileiro estão a Braskem, a Perdigão, a Sadia e a
Toyota. No Brasil, a empresa colocou mais de 2.500 executivos (mil deles no ano passado) em grandes organizações.
PULANDO FOGUEIRA
O Ecad acaba de lançar
sua campanha para as festas
juninas deste ano, com expectativa de superar a distribuição de direitos autorais
de cerca de R$ 2 milhões
realizada no ano passado.
Escolas, igrejas e clubes já
estão recebendo informação
sobre os procedimentos.
EM MANUTENÇÃO
A Associação Brasileira de
Manutenção vai apresentar
a pesquisa "Mapa da Manutenção Biênio 2005/2006"
em congresso internacional
do setor, na Suíça, na próxima semana. O estudo, inédito, mostra que os gastos em
manutenção somarão R$ 57
bilhões este ano, cerca de
4,3% do PIB do país. Para a
sondagem foram ouvidas
empresas de grande porte
como Petrobras e Embraer,
entre outras.
MAIS COR
O presidente da Abihpec
(Associação Brasileira de
Cosméticos), João Carlos
Basilio da Silva, acaba de ser
eleito presidente do Conselho de Associações da Indústria Cosmética Latino-americana (Casic).
CONSIGNADO
As prefeituras de São Paulo e do Rio (PSDB-PFL),
adotaram o crédito com desconto em folha de pagamento, um dos programas do governo Lula. Os dois prefeitos
apóiam o tabelamento de
2,9% ao mês e afirmam em
portaria que alterações estarão condicionadas a orientação do INSS.
EM NITERÓI
O grupo Pão de Açúcar vai
abrir o seu primeiro supermercado em Niterói. A empresa comprou um terreno
de R$ 7 milhões onde abrigava a antiga garagem da CTC
(Companhia de Transportes
Coletivos).
SUBSCRIÇÃO
Cerca de 97% dos empregados da Arcelor Brasil, Acesita e outras empresas ligadas à Arcelor Internacional
aderiram ao programa internacional de venda de ações
para empregados. A participação brasileira gerou receita de 16,688 milhões,
22,5% do resultado global.
No mundo, as subscrições
dos empregados elevaram
para 1,4% a participação no
capital da empresa.
Cachaça sobe em pódio de revista inglesa
A cachaça 51, que ficou conhecida por seu slogan "uma
boa idéia", entrou no ranking da revista especializada
inglesa "Drinks International" (veja quadro ao lado).
No Brasil, a 51 detém 33% do
mercado de pingas e pode
ser consumida em países como Alemanha, EUA, Japão e
Chile. Cerca de 5% do que a
empresa produz é destinado
ao mercado externo.
BRASIL EM FOCO
A coletânea "Crise e Oportunidade -O Brasil e o Cenário Internacional" (Ed.
Lazuli, 328 págs.), organizada por Antonio Corrêa de
Lacerda será lançada no dia
19. O livro está dividido em
quatro partes: investimento
direto estrangeiro, fluxos de
capitais, macroeconomia e
competitividade e comércio
exterior, que discutem o
Brasil na globalização, riscos
e desafios.
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