São Paulo, sábado, 13 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMO
Hortifrútis foram os maiores responsáveis pelo aumento, devido à queda da temperatura nos últimos dias
Preços sobem 0,78% nos supermercados

da Reportagem Local

Os preços voltaram a subir nos supermercados e hipermercados da capital paulista. Desta vez, porém, os principais responsáveis não foram o feijão e o arroz, mas os produtos hortifrutigranjeiros.
Segundo a pesquisa feita pelo Datafolha, os preços subiram, em média, 0,78% nos supermercados e 0,73% nos hipermercados entre os dias 3 e 9 deste mês. Na semana anterior houve quedas de 0,99% e de 0,69%, respectivamente.
Os hortifrutigranjeiros foram os produtos que mais subiram na semana, com reajustes médios de 10,58% nos supermercados e de 3,63% nos hipermercados.
Para Omar Assaf, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), esses aumentos se devem à queda da temperatura nos últimos dias.
Com isso, cai a produção de verduras e legumes, elevando os preços. Mas essa situação se normaliza com o simples aumento da temperatura, diz Assaf.
Nesta semana o feijão caiu 1,06% nos supermercados (a primeira queda desde o final de março) e subiu 1,96% nos hipermercados. Assaf diz que o produto vai continuar caindo nas próximas semanas, devido à entrada de novas safras de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.
Em setembro e outubro, com a entrada de outras safras, o feijão deverá voltar aos preços normais de antes da quebra da safra.
No caso do arroz, Assaf diz que os supermercados já deveriam estar pagando o menor preço do ano. Mas com a quebra da safra no Brasil, Argentina, Uruguai e na Ásia, os preços ainda não cederam. A estabilidade deverá ocorrer dentro de algumas semanas, prevê o presidente da Apas.
As vendas deverão crescer neste mês em relação a maio porque o consumidor está colocando as contas em dia, segundo Assaf. Neste semestre, as vendas devem crescer 2% sobre igual período de 97, estima ele.
Neste período de Copa devem aumentar as vendas de cervejas, salgadinhos e carnes e produtos para churrasco, diz Assaf. "Muitas lojas estão fazendo promoções de cervejas para atrair clientes."
A pesquisa do Datafolha é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo e envolve cem itens entre produtos de alimentação, higiene e limpeza.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.