São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

ALGODÃO NO BRASIL
Estudo do Cirad, da França, avaliou a produção de algodão nos EUA, Brasil e Mali (África). No Brasil, a pesquisa foi do Cepea e constatou que o país lidera em produtividade, mas tem custo elevado devido a fertilizantes e defensivos.

SÓ SUBSÍDIOS
Nos Estados Unidos, o estudo indicou que, sem os pesados subsídios do governo, a produção não sobreviveria devido aos custos altos e à baixa produtividade. Já em Mali, os custos de produção são os menores entre os demais, mas a produtividade é baixa.

É POSSÍVEL CRESCER?
Os brasileiros têm forte adoção de tecnologia, o que pode ser uma barreira para eventual mudança de cultura. Em Mali, os produtores ainda têm campo para adoção de tecnologias. Já nos EUA, a produção é totalmente "artificial" e dependente do governo, conclui o estudo.

NO TAMANHO
Grandes empresas se reúnem na Agrifam, uma feira voltada para a agricultura familiar, que ocorrerá em agosto em Agudos (SP). Uma delas, a Jacto segue o foco do evento e lança um novo pulverizador costal de apenas R$ 160.

MENOS LARANJA
A safra de laranja dos EUA deve recuar 30% nesta safra em relação à anterior, segundo dados do Usda. A produção da Flórida cai para 150 milhões de caixas, com queda de 38%. Já a da Califórnia sobe para 58 milhões, com alta de 5% sobre a anterior.

DE OLHO NO AÇÚCAR
Grandes investidores da Europa e dos EUA estão de olho no açúcar brasileiro, disse Reinaldo de Oliveira, da Deloitte, ontem no Simtec (simpósio da indústria sucroalcooleira), em Piracicaba (SP).


Texto Anterior: Grãos: Consumo maior derruba estoques de soja
Próximo Texto: Ranking global: "Fortune" põe Petrobras à frente da Microsoft
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.