São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria cresceu menos em junho, afirma Mantega

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que a produção da indústria deve ter crescido menos em junho em razão da Copa do Mundo, que reduziu o número de dias úteis daquele mês. Reafirmou ainda sua perspectiva para as taxas de juros, cuja "trajetória é de redução proporcional" à queda inflação.
Apesar da previsão de juros menores e de incremento da produção da indústria acima da expectativas em maio (alta de 1,6% ante abril), o ministro manteve sua estimativa para o crescimento do PIB neste ano, que deve oscilar de 4% a 4,5%.
"Esse crescimento de 1,6% está dentro das perspectivas de 4% a 4,5% [do PIB neste ano]. Não creio que ele sinalize crescimento maior do que esse. É normal ter crescimentos diferenciados ao longo do ano."
O ministro da Fazenda comemorou o resultado de maio da indústria, mas previu uma desaceleração em junho. "Foi um bom crescimento [de maio], mas no mês seguinte [junho] foi o mês da Copa e tivemos menos dias úteis. Então, talvez o crescimento em junho seja menor. Então, será um mês pelo outro", disse Mantega, ao justificar a manutenção das previsões para o PIB.
Embora sempre cuidadoso e evitando atropelar a decisão do Copom deste mês, Mantega disse que "a trajetória [da taxa Selic] é de redução proporcional à trajetória da inflação".
"A inflação está numa trajetória descendente, e a taxa Selic também. Eu não gosto de me pronunciar sobre o comportamento do Copom, mas acho que vocês têm dados para deduzir e análises abundantes nos jornais para saber qual é a tendência da taxa de juros no Brasil."
Mantega disse que "a previsão é que a inflação fique neste ano entre 3,8% e 4%, uma margem muito boa".
O ministro esteve ontem no Rio reunido com 20 empresários liderados pelo presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.


Texto Anterior: Argentinos decidem manter limite a produtos brasileiros
Próximo Texto: Emprego: VW nega pedido para suspender corte de vagas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.