|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
BEBIDAS
Aumento foi no 2º trimestre
Lucro da AmBev cresce 181% e vai a R$ 358,7 mi
JOSÉ ALAN DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL
A AmBev fechou o segundo trimestre com uma alta de 181,4%
em seu lucro em comparação
com o mesmo período de 2001. O
lucro líquido da companhia foi de
R$ 358,7 milhões, contra os R$
127,5 milhões do ano passado.
Na comparação semestral, os
resultados financeiros também
são expressivos: o lucro líquido
dos primeiros seis meses, de R$
581,5 milhões, representa uma alta de 56% em relação ao de 2001.
De acordo com o balanço divulgado ontem, a receita líquida passou de R$ 1,351 bilhão no segundo
trimestre do ano passado para R$
1,543 bilhão no mesmo intervalo
de 2002 (expansão de 14,2%).
O fator que mais impulsionou o
resultado positivo foram as receitas com as vendas de cerveja, que
subiram 18% no período. Do total
faturado pela companhia, 76%
são originários da venda desse
produto. Mais receita não significou mais vendas: o volume comercializado de cerveja (em litros) recuou 2%, em relação a
2001. Ou seja, para compensar a
queda no volume de vendas, a alternativa foi aumentar os preços.
Segundo o analista Daniel Pasquali, da corretora Fator Doria
Atherino, o preço do hectolitro
(medida de capacidade equivalente a cem litros) da cerveja fabricada pela companhia brasileira
hoje é 20,4% superior ao de mesmo período em 2001.
A receita líquida com produção
de refrigerantes foi de R$ 238,2
milhões, alta de 15,9%. Mas, nesse
caso, as maiores receitas estiveram acompanhadas de crescimento também nos volumes vendidos -mais 2,6% no segundo
trimestre, sempre em relação a
igual trimestre do ano passado.
Dois outros elementos influenciaram no resultado: primeiro os
ganhos cambiais da AmBev com
a atualização de investimentos no
exterior. Com a desvalorização do
real, somente a contabilização
desse item significou R$ 94,5 milhões nas receitas da empresa.
Outro fator, também contábil, diz
respeito a uma reversão de provisão para pagamento de impostos
em R$ 96 milhões. Ou seja, a companhia havia feito provisão maior
do que realmente era necessário
para essa rubrica.
América Latina
A crise econômica derrubou as
vendas da AmBev no mercado argentino no último trimestre. O
volume de cerveja da companhia
vendido no país vizinho caiu 17%
no período em relação a 2001.
Somadas, as operações na América Latina (Argentina, Uruguai,
Paraguai e Venezuela) representaram receita líquida de R$ 73,3
milhões no trimestre -queda de 6% na comparação interanual.
Texto Anterior: Comércio: EUA aliviam restrições ao aço brasileiro Próximo Texto: Cerveja deve subir mais com dólar acima de R$ 3 Índice
|