São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ipem autua Shell por adulterar botijões

MÁRIO TONOCCHI
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

RODRIGO ROSSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de São Paulo autuou a empresa Shell Gás GLP Brasil S.A., de Paulínia (126 km de São Paulo), por adulteração no peso dos botijões de gás fiscalizados no último sábado.
Em um lote de 32 botijões foram constatados erros de 159 gramas a menos, em média, segundo o Ipem. Em seis outros botijões, erros de até 1 quilo a menos.
A empresa tem até 15 dias para apresentar defesa e poderá ser punida com multa -que será calculada depois da apresentação da defesa, caso seja mantida a irregularidade, segundo o grau de problemas apresentado em cada empresa fiscalizada.
A Cia. Ultragás S.A., de Araçatuba, outra empresa fiscalizada, apresentou três botijões com erros de até 392 gramas a menos.
A SM Engarrafadora de Gás Ltda., de Ribeirão Preto (314 km de SP), que faz o engarrafamento de botijões das empresas Supergasbras e a Minas Gás, será investigada pelo Ministério Público. A empresa foi autuada pelo Ipem por apresentar botijões da Supergasbras com peso inferior ao mínimo permitido, de 12,7 quilos.

Outro lado
O diretor de relações internadas da Shell Gás, Antonio Martins, informou que houve um erro pontual nos botijões considerados irregulares pelo Ipem.
O coordenador de operações da SM Engarrafadora, Murilo Andrade Paixão, disse que os problemas foram constatados apenas na tara do botijão. As outras empresas não se manifestaram sobre a fiscalização.


Texto Anterior: Com todo o gás
Próximo Texto: Tabelamento regional pode ser alternativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.