UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELES

Operadora de celular vai concorrer com Vivo, TIM e BCP

GrupoTelecom Americas começa a operar na Grande SP em outubro

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão está tomada. Após meses de indefinição sobre se iniciaria suas operações na Grande São Paulo sozinho ou com a compra da operadora BCP, o grupo de telefonia celular Telecom Americas bateu o martelo. Começa sozinho mesmo a atuar na região, a partir da primeira semana de outubro, conforme apurou ontem a Folha. Será a quarta operadora de telefonia móvel na região, ao lado da Vivo, da BCP e da TIM.
O anúncio das atividades em São Paulo será feito oficialmente no próximo dia 18, por Carlos Henrique Moreira, presidente da Telecom Americas. Na ocasião, o empresário anunciará a nova marca do grupo no Brasil. O nome Claro é um dos favoritos.
A Telecom Americas, ligada ao grupo mexicano America Movil, montou uma estratégia gigantesca para entrar em São Paulo. Controladora da operadora Tess, do interior paulista, que opera com o sistema TDMA, a Telecom Americas iniciará suas operações na Grande São Paulo com a tecnologia GSM. Para garantir cobertura em todo o Estado, os mexicanos decidiram sobrepor tecnologias.
Com isso, a rede da Tess será coberta tanto pelo sistema TDMA como pelo GSM, assim como as do grupo na Grande São Paulo, que já está em teste. O objetivo é permitir, por exemplo, que o cliente que comprar um celular GSM na Grande São Paulo possa usá-lo também no interior do Estado. O que possibilitará o envio de e-mails e fotos com o aparelho.
Para possibilitar a convivência das tecnologias, que será expandida também para outros Estados, estão sendo investidos US$ 500 milhões em dois anos.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que a sobreposição das tecnologias GSM e TDMA é legal. Somente para poder operar na Grande São Paulo, o grupo pagou R$ 309,7 milhões para a agência, o que correspondeu a um ágio de 150% sobre o preço mínimo.
O grupo possui 6,7 milhões de clientes no Brasil, com as operadoras Tess, ATL (RJ e ES), Claro (RS), Americel (Centro-Oeste e Acre) e BCP Nordeste.


Texto Anterior: Trabalho: Centrais e empresários pedem reforma sindical
Próximo Texto: Embratel deve ficar com Vésper sem pagar nada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.