São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Dois pra lá...
Não é a política de investimentos da Petrobras que incomoda o presidente da Argentina, Néstor Kirchner. O que o chateou foram os quatro aumentos de preços de combustíveis da Petrobras neste ano no país e o fato de não ter sido informado do último, na semana passada. Lula foi informado do problema.

...dois pra cá
Ao contrário do que acontece no Brasil, onde tem maioria absoluta do mercado, a Petrobras detém na Argentina uma fatia de apenas 15% e precisa acompanhar os aumentos de preços das suas concorrentes: Shell, Esso e Repsol (ex-YPF).

Investimentos
A Petrobras está investindo US$ 273 milhões na Argentina e pretende ampliar o gasoduto até a Patagônia, terra de Kirchner. Recentemente, a Petrobras ainda prometeu procurar petróleo "offshore" (no mar).

Precaução
A ANS (Agência Nacional de Saúde) já deu a partida para retomar as negociações com as operadoras de planos de saúde para discutir os próximos reajustes. A ANS quer evitar os problemas que ocorreram no último reajuste, de 11,75%.

Quatro por um
Quatro empresas -Telemar, Brasil Telecom, Telefônica Empresas e Embratel- detêm 86% do mercado de comunicação de dados. Os dados são da Frost & Sulliva, empresa internacional de consultoria.

Cooperativa
A Fiesp inaugura no sábado, em Birigüi (SP), a primeira das três cooperativas de crédito industrial que começam a funcionar, ainda neste mês, numa experiência inédita no país. Sertãozinho e São Bernardo do Campo são as outras cidades contempladas pelo projeto, dirigido às pequenas empresas.

No topo
O livro "Abílio Diniz: Caminhos e Escolhas", da Campus/ Elsevier, acaba de bater a marca dos 100 mil exemplares vendidos. O livro, que conta a história do empresário do Pão de Açúcar, foi lançado em abril.

"Blue chip"
A Bovespa realiza, no dia 18, palestra no Monumental Business, em São Caetano do Sul, sobre a importância do mercado de ações no desenvolvimento econômico do Brasil. Trata-se de uma continuidade ao programa "Bovespa vai até você".

Aquecido
O volume de negócios fechado no primeiro dia de vendas do empreendimento imobiliário Reserva Granja Julieta, da Tishman Speyer (zona sul de São Paulo), foi de R$ 30 milhões. Foram vendidos 60 apartamentos.

Posse
Será na segunda-feira a posse do empresário Newton de Mello na presidência da Abimaq, em São Paulo. O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) confirmou presença.

Acordo
A TV por assinatura DirecTV fechou acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para o pagamento do direito autoral das músicas executadas durante a sua programação. Torna-se, assim, a única emissora de televisão de sinal fechado a ficar em dia com o Ecad.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

No limite

Apesar de todos os números da economia estarem bastante positivos, com crescimento em todas as áreas e recuperação do emprego e da renda, os economistas começam a se mostrar preocupados com o fato de a indústria já estar no limite de sua capacidade instalada. O diagnóstico ficou claro durante reunião entre técnicos realizada nesta semana na Fecomercio SP. Segundo Antonio Lanzana, presidente do conselho de estudos econômicos da federação, o receio é o governo ter de frear o crescimento econômico, seja com aumento de juros ou de tributos, para evitar uma nova onda inflacionária. Outras conseqüências seriam o aumento das importações e a redução das exportações, o que sacrificaria o saldo da balança comercial. O governo precisa acelerar definições sobre marco regulatório e sobre PPP para estimular novos investimentos.

NO MERCADO

O bom resultado da AmBev registrado no primeiro semestre ajudou a atrair compradores para suas ações. O papel PN da empresa foi o terceiro mais negociado do pregão de ontem na Bovespa, com valorização de 2,86%.

FRASE

A fotografia atual da economia é excelente, mas há preocupações à vista


Antonio Lanzana, Fecomercio SP

NÚMEROS

1,30%
É a queda acumulada no preço do ouro neste ano em São Paulo, segundo a BM&F.

0,53%
É a alta no preço da cesta básica nesta semana em São Paulo, segundo pesquisa do Procon/Dieese.


Próximo Texto: Lula já festeja crescimento de até 5% do PIB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.