São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul não existe mais, diz economista

DA SUCURSAL DO RIO

O economista americano Albert Fishlow, especialista em assuntos latino-americanos, disse ontem que o Mercosul não existe mais, pelo menos como instrumento de negociação dos países integrantes (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
"A possibilidade de negociação pelo Mercosul não existe mais."
Segundo ele, com o PIB da Argentina caindo 15% e com a desvalorização do peso, o Mercosul está inviabilizado como instrumento de negociação nos próximos dois anos, período no qual deverá ser definida a criação da Alca (prevista para 2005).
Sem o Mercosul, Fishlow acha que o Brasil deverá concentrar seus esforços nas negociações da Alca, na busca de um acordo com a União Européia e nas negociações no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).
O economista mostrou-se reticente quanto à recuperação econômica da Argentina no curto prazo. Segundo ele, os candidatos à Presidência não teriam propostas adequadas para solucionar os problemas do país.


Texto Anterior: Investidor deve confiar no Brasil, diz Armínio
Próximo Texto: FMI só ajuda a Argentina mediante calendário para eliminar "corralito"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.