São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUPERMERCADOS
Evento começa hoje
Abras discute no Rio estratégias do setor

da Reportagem Local

Em um ano agitado pelas fusões e aquisições de redes de supermercados, a concentração do setor será um dos temas de destaque da maior feira supermercadista nacional, que começa hoje, no Riocentro (Rio de Janeiro).
A 33ª Convenção da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), que será aberta hoje, às 11h, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, vai discutir também as estratégias das empresas brasileiras e estrangeiras.
Para José Humberto Pires de Araújo, 44, presidente da Abras, a concentração do setor está muito próxima do limite.
De acordo com dados da própria Abras, até agosto, os cinco maiores grupos (Carrefour, Pão de Açúcar, a rede portuguesa Sonae, Bom Preço e Sendas) respondiam por 40,4% do faturamento dos supermercados no país.
Na opinião de Araújo, "hoje há poucas redes médias, com faturamento acima de R$ 100 milhões, que estão dispostas a negociar uma fusão ou venda". Para ele, a concentração deve atingir no máximo 45%.
Apesar do furor demonstrado pelas grandes redes nas aquisições, especialmente o Carrefour e o Pão de Açúcar, Araújo acha que as redes menores possuem boas alternativas de sobrevivência.
"Está crescendo o conceito de cooperação efetiva, que é a união dos pequenos para aumentar o poder de barganha", diz.

Lançamentos
Paralelamente à convenção, a Abras realiza também a Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Supermercados, que reunirá 550 expositores, de 32 países.
A organização do evento estima em mais de mil o número de lançamentos de novos produtos e serviços.
Araújo acredita que a feira deve gerar um volume de negócios muito próximo ao do ano passado, quando movimentou R$ 8 bilhões.


33ª Convenção Nacional de Supermercados e Abras'99 - Local - Riocentro, Rio. De hoje até quinta-feira, das 12h às 20h, aberta para profissionais do setor. Pela manhã, das 9h às 12h30, serão realizados painéis e palestras.

Texto Anterior: Expansão da UE: Europa pode crescer mais que o previsto
Próximo Texto: Prognóstico: Documento do FMI elogia o Brasil
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.