São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidor vai forçar calote, diz ABN-Amro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O chefe para mercados emergentes da área de renda fixa do ABN-Amro Asset em Londres, Raphael Kassin, acredita que os investidores estrangeiros forçarão o máximo que puderem para tentar quebrar o país.
Em sua opinião, o Brasil tem como sair da crise, mas tudo depende agora do presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para ele, se Lula não anunciar rapidamente sua equipe econômica, as chances de o país quebrar aumentam muito. Ele ressalta que os investidores começaram a atacar o Brasil porque identificaram a fragilidade econômica do país.
Leia a entrevista que Kassin concedeu à Folha por telefone.

Folha - Por que o mercado está tão pessimista sobre o Brasil?
Raphael Kassin -
O mercado está pessimista por uma razão muito simples: o mercado tem medo do Lula. O Lula até agora não anunciou quem vai compor seu gabinete econômico, quem será o presidente do Banco Central. Enquanto o mercado não ouve isso, imediatamente não gosta e assume o pior. Então é isso o que está acontecendo, o pessoal está tentando levar o Brasil a uma situação que não dê para voltar.

Folha - O que é levar o país a um ponto sem volta, é chegar ao default?
Kassin -
Tem muito banco que está "curto" em C-Bond [espera queda do valor", e, para eles, é muito simples: vão empurrar até o Brasil não conseguir renegociar. Eles estão pouco se lixando para o que a gente passa no Brasil, que é um país industrializado, que é o maior país da América Latina. Para eles, isso não significa nada.

Folha - Se o Lula vencer e demorar a apresentar sua equipe econômica, para onde o país vai?
Kassin -
Eu acho que, se ele não anunciar imediatamente sua equipe, os investidores estrangeiros vão atacar. Isso é que o mercado está esperando [...] Aqui, o pessoal bate antes de olhar, antes de saber se você é culpado. Então vão sair vendendo [títulos da dívida externa brasileira", com certeza. É uma crise de confiança, como diz o [Armínio" Fraga [presidente do Banco Central".

Folha - Se o Lula anunciar rapidamente a sua equipe, a crise se aplacará?
Kassin -
Isso seria ótimo, porque o Lula não é uma má pessoa, mas ele precisa convencer o mercado de que vai ter aquelas medidas de que o mercado precisa. O Lula não pode imprimir dólar, nem o Serra [José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB". Mas ele precisa de dólar, a Itália precisa de dólar, qualquer país precisa.
Se ele resolver cortar essa fonte, não vai conseguir encontrar outra. Goste ele ou não dos investidores estrangeiros, ele vai ter de, alguma maneira, anunciar isso, se não eles vão levar o Brasil à bancarrota, com certeza. Eu, como brasileiro, acho isso tristíssimo. Eu acho que os dois candidatos são bons, mas tudo dependerá da equipe econômica que vier com eles. Eu dou o benefício da dúvida [ao Lula], mas aqui ninguém dá.
(LEONARDO SOUZA)


Texto Anterior: Assessoria nega interesse em comentários
Próximo Texto: Para economista, país é um "mar em fúria"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.