São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo russo mantém veto à carne brasileira

DA REDAÇÃO

Apesar da entrega de um estudo sobre a produção de carne no país pelo governo brasileiro, a Rússia manteve o veto ao produto brasileiro. O embargo começou no mês passado após a descoberta de um foco de febre aftosa no Amazonas.
Ontem, o vice-presidente José Alencar reuniu-se com autoridades russas para tratar sobre o embargo. Alencar e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Amauri Dimarzio, encontraram-se com o vice-ministro russo da Agricultura, Alexei Gordeev.
O ministro russo disse que o país manterá o embargo até se certificar de que o Brasil tomou as medidas necessárias para localizar os focos de aftosa.
"Está claro que a propagação da doença não foi detida e que os focos não foram encontrados. Não abriremos nosso mercado aos brasileiros."
O governo russo diz que o vírus encontrado na Amazônia é uma variação desconhecida na Rússia, motivo pelo qual não há métodos para o combate.
Dimarzio argumentou que o Brasil vende carne para outros 127 países e só a Rússia criou impasse.
O governo vai negociar para que os russos estipulem uma data para analisar o relatório e para liberarem a venda de frango, já que o animal não tem relação com a doença.


Texto Anterior: Fim de festa: EUA colhem supersafra e prejudicam Brasil
Próximo Texto: Capitalismo vermelho: China já conta com os primeiros bilionários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.