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LETRA CAPITAL
Livro ensina cidadania empresarial
ANTONIO CARLOS SEIDL
da Reportagem Local
"É um prazer comer um Big Mac
pensando que dona
Joan vai ficar com
um pedaço do dinheiro que se pagou por ele."
Gostos gastronômicos à parte, a
frase acima concluiu nota sobre
Joan Kroc, viúva de Ray Kroc,
fundador da rede de refeições rápidas McDonald's, na coluna do
jornalista Elio Gaspari, de 10 de
outubro deste ano, na Folha.
Joan Kroc, uma das mulheres
mais ricas dos EUA, é também
uma das maiores doadoras, assim
como George Soros, Steven Spielberg e Paul Newman.
Recentemente, destacou Gaspari, Joan Kroc deu US$ 25 milhões
para o recém-inaugurado Instituto de Justiça e Paz da Universidade de San Diego (EUA).
Destinado a instilar o efeito "Big
Joan" na iniciativa privada brasileira, o livro "Responsabilidade
Social e Cidadania Empresarial -A
Administração do Terceiro Setor", dos professores Francisco
Paulo de Melo Neto e César Fróes,
acaba de chegar às livrarias do
país.
Longe de romantizar a cidadania empresarial, os autores deixam claro que os investimentos
da iniciativa privada em ações sociais crescem em todo o mundo e
também no Brasil porque as empresas estão se dando conta de
que só têm a lucrar com uma
atuação socialmente responsável
em relação aos seus empregados,
fornecedores, clientes e na comunidade onde estão instaladas.
Pesquisa recente do Ceats (Centro de Estudos de Administração
do Terceiro Setor), da USP (Universidade de São Paulo), revelou
que 56% das empresas em operação no Brasil têm investido em
programas e atividades de cunho
social ou comunitário e na promoção do voluntariado entre seus
funcionários.
Com esse resultado "surpreendente", o estudo desfez o mito de
que as empresas brasileiras tratam com negligência seu papel social.
Agora, os professores procuram
espalhar ainda mais o verbo da filantropia empresarial no país, explicando que as organizações que
têm responsabilidade social conseguem fortalecer sua imagem,
potencializar sua marca, além de
obter maior divulgação na mídia,
reconhecimento público e apoio
de empregados e parceiros.
O livro de Melo Neto, professor
da UFRRJ (Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro) e consultor do Banco Mundial, e de Fróes,
professor da UFRRJ e da UFF
(Universidade Federal Fluminense), é um manual básico que apresenta os principais conceitos relacionados à atividade social, tais
como Terceiro Setor, responsabilidade social, cidadania empresarial e marketing social. Didaticamente, os autores explicam o caminho, passo a passo, para a definição, implantação e gerenciamento de projetos sociais.
Voltado para empresários, executivos, administradores de recursos humanos, estudantes,
membros de ONGs (organizações
não-governamentais) e entidades
filantrópicas, assim como para todos os interessados em conhecer
os conceitos relativos à responsabilidade social, o livro aponta as
novas tendências e oportunidades para projetos nessa área e
apresenta estudos de casos de diversas empresas, entre elas a Belgo Mineira, Cemig e Usiminas.
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