São Paulo, Sábado, 13 de Novembro de 1999
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LETRA CAPITAL

Livro ensina cidadania empresarial

ANTONIO CARLOS SEIDL
da Reportagem Local

"É um prazer comer um Big Mac pensando que dona Joan vai ficar com um pedaço do dinheiro que se pagou por ele."
Gostos gastronômicos à parte, a frase acima concluiu nota sobre Joan Kroc, viúva de Ray Kroc, fundador da rede de refeições rápidas McDonald's, na coluna do jornalista Elio Gaspari, de 10 de outubro deste ano, na Folha.
Joan Kroc, uma das mulheres mais ricas dos EUA, é também uma das maiores doadoras, assim como George Soros, Steven Spielberg e Paul Newman.
Recentemente, destacou Gaspari, Joan Kroc deu US$ 25 milhões para o recém-inaugurado Instituto de Justiça e Paz da Universidade de San Diego (EUA).
Destinado a instilar o efeito "Big Joan" na iniciativa privada brasileira, o livro "Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial -A Administração do Terceiro Setor", dos professores Francisco Paulo de Melo Neto e César Fróes, acaba de chegar às livrarias do país.
Longe de romantizar a cidadania empresarial, os autores deixam claro que os investimentos da iniciativa privada em ações sociais crescem em todo o mundo e também no Brasil porque as empresas estão se dando conta de que só têm a lucrar com uma atuação socialmente responsável em relação aos seus empregados, fornecedores, clientes e na comunidade onde estão instaladas.
Pesquisa recente do Ceats (Centro de Estudos de Administração do Terceiro Setor), da USP (Universidade de São Paulo), revelou que 56% das empresas em operação no Brasil têm investido em programas e atividades de cunho social ou comunitário e na promoção do voluntariado entre seus funcionários.
Com esse resultado "surpreendente", o estudo desfez o mito de que as empresas brasileiras tratam com negligência seu papel social.
Agora, os professores procuram espalhar ainda mais o verbo da filantropia empresarial no país, explicando que as organizações que têm responsabilidade social conseguem fortalecer sua imagem, potencializar sua marca, além de obter maior divulgação na mídia, reconhecimento público e apoio de empregados e parceiros.
O livro de Melo Neto, professor da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e consultor do Banco Mundial, e de Fróes, professor da UFRRJ e da UFF (Universidade Federal Fluminense), é um manual básico que apresenta os principais conceitos relacionados à atividade social, tais como Terceiro Setor, responsabilidade social, cidadania empresarial e marketing social. Didaticamente, os autores explicam o caminho, passo a passo, para a definição, implantação e gerenciamento de projetos sociais.
Voltado para empresários, executivos, administradores de recursos humanos, estudantes, membros de ONGs (organizações não-governamentais) e entidades filantrópicas, assim como para todos os interessados em conhecer os conceitos relativos à responsabilidade social, o livro aponta as novas tendências e oportunidades para projetos nessa área e apresenta estudos de casos de diversas empresas, entre elas a Belgo Mineira, Cemig e Usiminas.


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