UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Sobretaxa foi medida certa, afirma Zoellick

DE WASHINGTON

Mesmo condenado sem direito a novo recurso na OMC (Organização Mundial do Comércio), os Estados Unidos consideram que a sobretaxa no país de até 30% para a importação de aço ""foi a coisa certa a ser feita", segundo o representante de comércio dos EUA, Robert Zoellick.
""Fizemos a coisa certa ao sobretaxar o produto. A medida abriu espaço para a indústria local respirar, e as empresas aproveitaram essa vantagem. Hoje, 50% do setor está reestruturado, com forte redução de custos e aumento de produtividade"", disse Zoellick.
""Sei que há congressistas que acham que a medida um resultado desfavorável para outras áreas, mas não achamos", afirmou o representante.
Estudo realizado pelo IIE (Institute for International Economics), grupo de pesquisa com sede em Washington, afirma que a proteção para a indústria do aço pode ter salvado 3.500 empregos no setor, mas custado o triplo de vagas em outras áreas que dependem da matéria prima das empresas que ficaram protegidas.
O representante de comércio dos EUA afirmou que a decisão de ""eliminar ou não" as sobretaxas está agora ""nas mãos do presidente [George W.] Bush".
Até ontem, não havia posição oficial da Casa Branca.


Texto Anterior: EUA defendem corte na oferta de aço
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.