São Paulo, domingo, 13 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

ESTADOS UNIDOS

Expansão da imigração reduz ganho de salário
O crescimento da imigração de trabalhadores da América Central e do México para os Estados Unidos ajuda a explicar o baixo avanço dos salários nos EUA nos últimos anos, segundo relatório do Escritório de Orçamento do Congresso.
Um em cada dez trabalhadores nos Estados Unidos é imigrante, e os estrangeiros são responsáveis por metade do crescimento da força de trabalho desde 1990.
Na média, os latino-americanos ganham 50% do que ganha um trabalhador nascido nos EUA. Os salários dos trabalhadores com ensino médio incompleto tiveram crescimento real de 2%, enquanto os salários dos trabalhadores com ensino superior subiram 12%. Segundo o relatório, o aumento da imigração pode ter outros efeitos, como encorajar os americanos a estudar por mais tempo para não ter que competir com imigrantes.


Texto Anterior: Opinião Econômica - Rubens Ricupero: A velhice da Terra
Próximo Texto: Imóveis: Fim de bolha pode levar EUA à recessão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.