São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônica transmitirá TV via satélite

Companhia recebeu aval do governo e vai exibir programas de emissoras abertas; assinante escolherá data para assistir

Acordo com a Globo valerá por oito anos; é a primeira vez que uma empresa fora do grupo exibirá sua programação via satélite

DA REPORTAGEM LOCAL

A Telefônica anunciou ontem um serviço que soma acesso à internet rápida, serviços de voz e programas de televisão via satélite. O produto ainda não tem um nome e será lançado no início de 2008 a um preço mensal de cerca de R$ 500.
O lançamento só foi possível porque a Telefônica obteve uma licença da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para transmitir a programas de televisão via satélite. "Somos os primeiros a conseguir essa autorização", afirma Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica.
Segundo Stael Prata Filho, diretor-geral da companhia, esse serviço já conta com 450 mil assinantes na Espanha.
A programação da Telefônica contará com todas as emissoras da televisão aberta, incluindo a Rede Globo. "É a primeira vez que uma empresa fora do grupo Globo transmitirá o sinal via satélite," diz Valente.
A televisão por satélite da Telefônica deverá ter ainda um tipo de serviço que permitirá o acesso aos programas após sua exibição. "Será possível assistir, por exemplo, aos filmes e novelas quando você quiser", afirma Fernando Freitas, assessor da presidência.
Para isso, a Telefônica passou meses negociando com a emissora. "Foram exatos cinco meses e um dia", afirma Valente. "É um passo definitivo no segmento de entretenimento."
Pelo acordo com a Globo, que terá validade de oito anos, a Telefônica terá direito a exibir os canais SporTV, Multishow, GNT e Globo News, mais o sinal aberto da TV Globo e os canais "pay per view". Assinantes do Rio de Janeiro e de São Paulo terão acesso às produções locais, como os jornais regionais.
Estúdios de cinema também fornecerão seus conteúdos. "Isso permitirá baixar para a sua televisão filmes como se estivesse alugando um DVD na locadora", diz Freitas.
Antes desse produto, a Telefônica já oferecia a Você TV, um serviço similar em parceria com a empresa DTHI. Mas, segundo apurou a Folha, ela não deverá transmitir os canais da Globo. A Você TV manterá a operação até porque os assinantes utilizam os serviços de voz e dados da Telefônica.
O acordo previa ainda que a TVA, empresa do grupo Abril em que os espanhóis têm participação, transmitirá os canais da Globo apenas em MMDS (sistema que transmite os sinais por radiofreqüência). (JW)


Texto Anterior: Sadia planeja investir 60% a mais no próximo ano
Próximo Texto: Telefonia: Vodafone afirma que Brasil é prioridade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.