São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 1998

Próximo Texto | Índice

POLÍTICA ECONÔMICA
Às vésperas de um ano que deverá ser marcado por forte retração, empresários e sindicalistas se unem
Indústria arma lobby contra recessão

Foto: João Wainer/Folha Imagem
Luiz Marinho, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, se reúne com o presidente da Fiesp, Horacio Lafer Piva


MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local

Lideranças sindicais e expoentes da indústria iniciaram uma articulação nas últimas semanas para pressionar o governo por uma maior atenção ao setor produtivo.
Em aparições públicas, divulgação de documento e negociações pontuais, empresários e trabalhadores aumentaram o tom das críticas à política econômica.
O bombardeio foi direcionado principalmente à política monetária de juros altos.
A crítica à política de juros e ao conservadorismo do Banco Central em reduzir as taxas de forma mais lenta foi consensual.
A mais recente reivindicação de uma política econômica mais voltada para a produção ocorreu na semana passada.
O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Horacio Lafer Piva, chamou para um encontro duas lideranças sindicais de expressão.
Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, da Força Sindical, e Luiz Marinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) atacaram a política de juros e criticaram o que chamam de "insensibilidade da equipe econômica para a economia real".
Ao mesmo tempo, empresários do setor automotivo, sindicatos de trabalhadores e o governo do Estado de São Paulo discutem uma proposta, lançada pelos metalúrgicos do ABC, para a criação de um programa nacional de renovação da frota de veículos.
As discussões são parecidas com as da câmara setorial do setor automotivo, embora o termo não esteja sendo usado, já que o atual governo não defende a experiência.
Também aumentam as articulações de bastidores entre empresários e políticos para a definição de um nome para ocupar o futuro Ministério da Produção.
Em outubro, o grupo de empresários do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) teve encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso para apresentar uma proposta de política industrial.
² LEIA MAIS sobre indústria nas págs. 2-6 e 2-7


Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.