São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MÍDIA

Mike Segar - 10.jan.00
Case e Gerald Levin, da Time Warner, no anúncio da fusão


Steve Case, fundador da America Online, deixa a direção da AOL Time Warner
Steve Case, um dos mais destacados visionários do boom da internet, pediu demissão do cargo de presidente do maior grupo de mídia do planeta, a AOL Time Warner. Case era o último dos arquitetos da fusão da AOL com a Time Warner que ainda permanecia na empresa, e sua saída deixa as portas abertas para uma reforma na estrutura operacional do grupo.
Case afirmou que deixaria a direção para não se tornar um estorvo aos novos planos da companhia. O executivo não resistiu à pressão dos acionistas por conta do histórico de resultados decepcionantes nos últimos dois anos.
"Case era evidentemente ineficiente. Eu não via nenhum rumo para a companhia que pudesse partir dele", afirmou Tim Ghriskey, presidente do fundo de investimentos Ghriskey Capital Partners, o qual vendeu toda a participação acionária que tinha na AOL.
Desde que o processão de fusão da AOL Time Warner se concretizou, há dois anos, as ações do grupo já perderam 70% de seu valor. Os maus resultados da empresa se explicam pelo final do boom da internet e pela queda das receitas publicitárias. Além disso, a AOL esteve envolvida em suspeitas de fraudes contábeis.
Case, um dos fundadores da America Online, deverá deixar a presidência em maio. Mas o executivo continuará a ocupar uma cadeira no conselho de diretores do grupo de mídia.
Para alguns analistas, a saída de Case amplia as chances da divisão do conglomerado. Na época da fusão, um negócio de US$ 106,2 bilhões, a união de antigas e novas empresas de mídia fora recebida como paradigmática do que seria um grupo de comunicação pós-internet.
Fazem parte do grupo revistas como a "Time", canais de TV como a rede de notícias CNN, provedores de internet, a gravadora Warner e os estúdios Warner Brothers. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Comércio: Lobby do aço volta a pressionar Bush
Próximo Texto: Estados Unidos: O'Neill ataca projeto do governo Bush
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.