São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

Inflação recua em SP, mas em ritmo menor

DA REDAÇÃO

A inflação manteve tendência de queda em São Paulo e recuou para 1,74% nos últimos 30 dias terminados em 7 deste mês. Em dezembro, os preços tinham subido 1,83%. A desaceleração da taxa foi inferior, no entanto, à prevista pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor, diz que a desaceleração foi menor porque o ritmo de redução dos preços dos alimentos ficou abaixo do previsto.
Os alimentos subiram 2,92% nos últimos 30 dias e a previsão do economista da Fipe é que terminem o mês com aumento de apenas 1%. Se essa redução na taxa de variação dos alimentos não for confirmada, a inflação deverá superar o 1,5% previsto pela instituição para este mês.
O forte reajuste de preços nas tarifas de cartórios também poderá ser mais um fator de pressão nas taxas de inflação. A participação dos gastos dos paulistanos com essas despesas é pequena, mas o aumento foi tão exagerado que provocará uma inflação de 0,04% no mês, diz Heron.
As pressões inflacionárias deste mês virão dos reajustes de matrículas escolares, gasolina, tarifas de ônibus e despesas com cartórios. A pressão desses itens será compensada, em parte, pelos reajustes menores de alimentos, remédios e viagens, diz a Fipe.

Acertos
O coordenador da Fipe anunciou ontem que a instituição fará alguns acertos no índice nas próximas semanas. Um deles será a divisão dos gastos de energia elétrica e de água e esgoto por faixas de consumo.
Heron explica que a alteração será feita porque se o governo promover aumentos diferenciados para esses setores, o índice estará apto a captar as mudanças. No sistema atual, os aumentos por faixa não seriam captados. Outra mudança será a inclusão do aparelho de DVD no índice. (MZ)


Texto Anterior: Queda-de-braço: Empresas querem novo aumento de preços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.