São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Câmbio foi o principal fator de redução do índice

IGP-DI apura inflação de 7,67% em 2003, a menor em cinco anos

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) fechou 2003 com alta de 7,67%, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foi a menor taxa desde 1998, quando a recessão e o câmbio fixo deixaram a taxa em 1,70%.
Em 2002, o IGP-DI havia batido recorde de alta desde o início do Plano Real, variando 26,41%, devido à forte subida do dólar.
"A desaceleração da inflação deveu-se principalmente ao câmbio, que caiu no início do ano e estabilizou-se. Além disso, a safra ajudou a segurar os preços dos alimentos, houve redução do preço do petróleo no mercado internacional e desaquecimento econômico no país", disse o coordenador de análises econômicas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Salomão Quadros.
Para 2004, Quadros prevê uma inflação ainda menor. "A tendência é de redução. Tudo indica que em 2003 o IGP-DI será menor que 7,67%", disse o economista.


Texto Anterior: Pesquisa: Brasil é 4º produtor de transgênicos
Próximo Texto: Couro: Calçadista pede análise sobre redução de taxa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.