UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARRIL DE PÓLVORA

Petróleo cai 4,8% em NY com adiamento de votação sobre Iraque na ONU
O adiamento da votação de uma nova resolução sobre o Iraque no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) derrubou o preço do petróleo ontem nos principais mercados do planeta.
Na Bolsa Mercantil de Nova York, o recuo foi de 4,8%. O preço do barril do óleo do tipo "light" para entrega em abril encerrou o dia cotado a US$ 36,01.
Em Londres, na Bolsa Internacional do Petróleo, o barril do tipo brent fechou a US$ 32,47, com desvalorização de 4,2%.
Apesar das perdas de ontem, as cotações acumulam alta de 12% no ano. O Iraque, ainda que não explore todo o seu potencial petrolífero -devido ao sucateamento de suas instalações-, responde por 4% de todo o óleo exportado globalmente.
O Japão, maior consumidor da Ásia, informou que venderá o petróleo de suas reservas estratégicas no caso de guerra entre Estados Unidos e Iraque.
A elevação das temperaturas nos Estados Unidos, com o inverno no hemisfério Norte chegando ao fim, também contribuiu para diminuir a pressão sobre os preços dos combustíveis. Nas últimas semanas, o óleo de calefação havia atingido recordes históricos. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Estagnação: Indústria de transformação fatura menos
Próximo Texto: Comércio: Vendas fracas seguram repasse dos juros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.