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SUPERMERCADOS
Empresa compra redes Nagumo, Reimberg e G. Pires, com 23 lojas na região metropolitana de SP
Pão de Açúcar encosta no Carrefour
ADRIANA MATTOS
FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local
O grupo Pão de Açúcar anunciou ontem a compra de 23 supermercados em São Paulo e, com isso, encosta no Carrefour, o primeiro colocado no ranking do setor na década de 90. Essas novas
lojas vão agregar ao faturamento
da companhia cerca de R$ 373
milhões anuais.
O Pão de Açúcar, com as compras anunciadas, eleva o seu faturamento de R$ 6,9 bilhões em 99
para R$ 7,2 bilhões. Com as últimas aquisições, o grupo francês é
dono de uma receita anual de R$
8,2 bilhões, segundo analistas que
acompanham o mercado.
Só que, se a empresa de Abílio
Diniz mantiver os planos de investimento anunciados para este
ano -abrir mais 47 novas lojas-
pode até ultrapassar o Carrefour e
alcançar R$ 8,6 bilhões em 2000,
pelas contas do banco Pactual.
Ontem, o Pão de Açúcar anunciou a compra de 21 pontos das
redes Nagumo (12 lojas) e Reimberg (9 lojas), localizados na área
metropolitana de São Paulo. Juntas, elas faturam R$ 353 milhões
por ano. Serão transformadas em
lojas Barateiro, rede do grupo.
Com isso, o Barateiro, que em
meados de 98 tinha 32 pontos, irá
operar com 105 lojas, localizadas
no Estado de São Paulo.
A companhia também anunciou a compra de duas lojas da G.
Pires, na zona sul da capital, que
fatura cerca de R$ 20 milhões
anuais. Confirmou também a
compra de 9 dos 23 pontos da rede Mercadinho São Luís, em Fortaleza (CE). Essa operação foi fechada no início do ano e as nove
lojas já estão operando com a
bandeira Pão de Açúcar.
Foi enviado ontem, à Bolsa de
Valores de São Paulo (Bovespa), o
balanço do primeiro trimestre do
Pão de Açúcar. As vendas cresceram 27,7% no período, para R$
1,64 bilhão.
Passar à frente
"Se o Pão de Açúcar não alterar
seus projetos e o Carrefour entrar
num ritmo mais estável, o grupo
brasileiro pode passar a ser o primeiro do setor de supermercados
do país neste ano", afirma Bruno
Zaremba, analista de investimento do banco Pactual.
"Não tenho dúvidas de que o
ranking pode sofrer uma inversão
ainda neste ano", diz Abe Hughes, analista de mercado.
No ranking geral de número de
lojas, o Pão de Açúcar dispara na
frente, com 378 pontos (incluídos
os últimos adquiridos). O Carrefour opera com 70 hipermercados
e 113 supermercados.
Neste ano, deve crescer a disputa entre as duas empresas pelos
mercados em regiões que têm
menor presença, como o Sul do
país e Estados do Nordeste. As
duas já sondaram cadeias regionais instaladas nesses locais.
"Se alcançarmos a primeira colocação será em decorrência do
nosso trabalho, mas não queremos ser a maior, e sim a melhor
rede do país", diz Aymar Giglio,
diretor de relações com investidores do grupo Pão de Açúcar.
Concentração
Carrefour e Pão de Açúcar detêm juntos entre 26% e 28% do
mercado brasileiro de supermercados, estimado em R$ 55 bilhões
por ano. As terceira e quarta colocadas, as redes Bompreço, de Recife (PE), e Sendas, do Rio de Janeiro, têm, juntas, cerca de 9%
das vendas anuais do setor.
A fatia das duas primeiras colocadas é considerável, segundo os
analistas, e a tendência é aumentar mais a concentração no país.
"A concentração resulta em
maior poder de negociação com
os fornecedores e também em
preços mais baixos", afirma Zaremba. "Não há dúvida de que se
eles têm mais força para comprar,
vão ter mais condições de repassar as vantagens de preços para os
consumidores", diz Juliana Chu,
analista da corretora Fator Doria
Atherino.
Para os analistas de mercado,
tudo indica que o Carrefour vai
continuar na corrida para manter
a liderança. Neste ano, as duas últimas aquisições foram o Big
Bom, em Indaiatuba (SP), e o Antonelli, em Mogi Mirim (SP).
A Folha apurou que as cadeias
médias que sobraram no mercado, como as redes Zaffari, do Rio
Grande do Sul, a Sendas e a ABC,
do Rio de Janeiro, continuam
sendo cobiçadas pelas líderes.
Também estão na mira as redes
Sonda, Pastorinho e D'Avó.
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