UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto critica FMI e guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma manifestação antiglobalização reuniu centenas de ativistas ontem à tarde em Washington.
A principal motivação do grupo era protestar contra a reunião semestral do Banco Mundial e do FMI (Fundo Monetário Internacional), que acontecia ontem na cidade.
Segundo os organizadores do protesto, a desregulamentação financeira, as políticas de empréstimo do Fundo e o seu receituário econômico para as economias dos países em desenvolvimento aumentam a pobreza. Esses fatores, ainda conforme os manifestantes, também contribuem para aumentar o grau de dependência das economias emergentes.
Para a LASC (sigla em inglês para Coalizão de Solidariedade Latino-Americana), um dos líderes da manifestação, a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) só atenderá aos interesses dos EUA.
Ao grupo antiglobalização, também se somaram manifestantes contra a guerra. Além de criticar a ação militar dos EUA no Iraque, os pacifistas também se declararam preocupados com a possibilidade de intervenções semelhantes na América Latina.


Texto Anterior: Sem fundo: Depois dos elogios ao país, Bird exibe desastre social
Próximo Texto: Palocci afirma não temer represália dos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.