São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, revisão de acordo afeta empresa de Diniz

Regis Filho - 4.dez.09/"Valor"
Abilio Diniz e Samuel Klein anunciam negócio em dezembro

DA REUTERS

A reação negativa do mercado à intenção das Casas Bahia de rever o acordo com o Pão de Açúcar aponta que um possível cancelamento do negócio seria mais nocivo à empresa da família Diniz do que à liderada por Michael Klein, dizem analistas.
O anúncio de revisão do contrato veio um dia após o Pão de Açúcar reportar vendas líquidas 50,2% maiores no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.
Para Renato Prado, analista da Fator Corretora, a queda das ações do Pão de Açúcar mostra "o quanto o mercado esperava que o negócio agregasse valor" ao grupo. Em relatório ao mercado, a Ativa e o Deutsche Bank avaliam que uma possível alteração do acordo a favor da família Klein ou o cancelamento de toda a operação seriam negativos para o Pão de Açúcar.
A expectativa era que a associação gerasse sinergias de R$ 2 bilhões, numa rede combinada de mais de mil lojas, em 337 municípios de 18 Estados.
O mercado também aguarda novos lances dos concorrentes, principalmente o Magazine Luiza. Depois de perder para o Pão de Açúcar a disputa pelo Ponto Frio e, mais recentemente, a Insinuante para a Ricardo Eletro, a empresa comandada por Luiza Helena Trajano mantém o mercado à espera de anúncios de negócios, sob o risco de perder ainda mais espaço no setor.
O Magazine Luiza desceu para a terceira posição entre as varejistas, atrás desses outros grupos. Uma possível aliança com a Máquina de Vendas, holding formada por Ricardo Eletro e Insinuante, não é descartada pelo mercado, já que essas duas marcas, com forte atuação no Nordeste, poderiam se expandir em São Paulo.
As apostas dos analistas do setor de varejo, no entanto, privilegiam o perfil consolidador do Magazine Luiza, prevendo possíveis aquisições de redes regionais de menor porte -com até 20 lojas.


Texto Anterior: Ações do Pão de Açúcar caem 5% com revisão de negócio
Próximo Texto: Empresário se reúne com sócios franceses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.