UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Fácil contato
Os produtores gostaram das medidas de apoio para a agricultura divulgadas na quinta-feira pelo governo. Ficaram mais impressionados, ainda, com a facilidade de relacionamento com os ministros, principalmente os da Fazenda e da Casa Civil, "antes inatingíveis", disseram.

No tempo certo
O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) lança na próxima segunda-feira um mapa do zoneamento agrícola do Estado. Segundo técnicos do instituto, o mapa poderá evitar perdas e dissabores para os produtores. O Iapar divulgará época e regiões apropriadas para 29 produtos no Estado.

Recordes do Mercosul
A safra de soja dos países participantes do Mercosul poderá chegar a 95 milhões de toneladas nesta safra se forem confirmadas as estimativas mais otimistas para a região. Brasil, com 52 milhões, e Argentina, com 36 milhões, lideram. A seguir vêm Paraguai (4,4 milhões), Bolívia (1,5 milhão) e Uruguai (800 mil).

Desempenho de maio
Esse volume recorde de produção coloca a região entre os maiores fornecedores mundiais de soja. Em maio, as exportações somaram o recorde de 5,5 milhões de toneladas na região, 57% mais do que no mesmo mês do ano passado.

Clima derruba preços
À medida que o tempo passa, as perspectivas de uma safra recorde de milho safrinha vão se consolidando. As estimativas são de volume superior a 9 milhões de toneladas. Com isso, os preços recuaram 4,6% no mercado de lotes e 4% no de balcão nesta semana, diz o Cepea.

Quebra confirmada
Os dados do Usda confirmam a forte queda de produção de café no Brasil neste ano. Serão 33,6 milhões de sacas, 35% menos do que os 51,6 milhões do ano passado. A produção mundial recua para 107 milhões de sacas, 13% abaixo da anterior.

Estoques menores
Essa queda se deve à redução na safra brasileira, já que a colombiana sobe para 11,8 milhões de sacas e a vietnamita aumenta para 10,8 milhões. A redução de safra no Brasil vai derrubar os estoques mundiais para 21 milhões de sacas, 25% menos do que os da safra anterior, segundo o Usda.

Pode ser pior
Os mais recentes dados de colheita em Minas Gerais indicam que a quebra de safra será ainda maior do que a prevista. A falta de chuvas no período de granação fez com que os grãos não se desenvolvessem bem. A maturação irregular aumentou os defeitos do café, o que poderá reduzir o volume a ser exportado, segundo apurou a Reuters.

Importações menores
Os compromissos de importação de trigo argentino assumidos pelas indústrias brasileiras somavam 4,1 milhões de toneladas até ontem, com queda de 16% em relação ao ano anterior.

Primeiro filho
Nasceu no Canadá o primeiro filho do touro simental Optimal. Animal de dois anos, e pertencente ao presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Fábio Zurita, e a um grupo de criadores nacionais, o touro foi avaliado em US$ 1 milhão há dois meses em um leilão.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar encerra semana vendido a R$ 2,84
Próximo Texto: Vizinho em crise: Argentinos substituem marcas líderes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.