São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

STF mantém preso ex-dono do Banco Santos

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem pedido de libertação do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e mandou arquivar um pedido habeas corpus movido por seus advogados.
Ex-controlador do Banco Santos, Edemar está preso desde 26 de maio e responde a processo por crimes contra o sistema financeiro e por lavagem de dinheiro. É acusado de ocultar o paradeiro de obras de arte de sua propriedade que estão fora do país e de tentar obstruir investigação judicial. Ele nega as acusações.
Relator do habeas corpus, Barbosa decidiu pelo arquivamento por uma razão técnica. Ele disse que a jurisprudência do STF não permite que o tribunal aprecie esse pedido quando há recursos pendentes de julgamento definitivo nas instâncias inferiores. No caso, há recursos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região.
Os advogados Sérgio Bermudes e Arnaldo Malheiros entraram com o pedido de habeas corpus no STF na última sexta-feira, pedindo a concessão de liminar, após duas tentativas fracassadas somente no STJ, também contra a prisão preventiva.


Texto Anterior: Lula veta o novo Refis proposto pelo Congresso
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.