São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte de produção chega a 70%

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise no mercado interno levou as montadoras a ajustarem a produção, diminuindo a fabricação de veículos em até 70% neste mês em relação a junho.
A Volkswagen produziu cerca de mil veículos/dia em junho na unidade Anchieta. Em maio, a média era 1.400, segundo a comissão de fábrica.
A queda deve ser ainda maior em agosto, quando a montadora adotará quatro semanas com jornada de quatro dias nas unidades do ABC paulista e de Taubaté.
No interior, a estimativa é que 1.050 carros (Gol e Parati) deixem de ser fabricados por semana, segundo o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté e região.
Na unidade da General Motors em São Caetano, a produção vai cair de 38 para 28 carros/hora a partir de amanhã. Em agosto, deve passar para 18 carros/hora.
Na fábrica da GM de São José dos Campos, a produção da picape S10, hoje em 160 unidades/dia, deve cair para zero, por causa das férias coletivas. Nas linhas do Corsa e Zafira, a produção será reduzida pela metade, segundo o sindicato dos metalúrgicos. "Há 600 trabalhadores temporários que podem ser demitidos após o período das férias coletivas em agosto", diz o presidente do sindicato, Luiz Carlos Prates.
Na unidade da DaimlerChrysler de São Bernardo do Campo, a situação difícil foi parcialmente contornada com folgas durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Mas a empresa já anunciou que pretende cortar 700 funcionários dentro de um programa de reestruturação da fábrica. O enxugamento está em estudo e em negociação com representantes dos trabalhadores.
Na Fiat, em Minas Gerais, a crise começou mais cedo. "Cerca de mil funcionários entraram em férias coletivas em junho. A montadora está com estoque para 28 dias, enquanto a média é para 15", diz Marcelino da Rocha, do sindicato dos metalúrgicos. (CR)

Texto Anterior: Setor volta ao discurso sobre "renovar frota"
Próximo Texto: Estoque de revendas está acima do normal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.