São Paulo, Quarta-feira, 14 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Habitação pesa mais na nova pesquisa

da Redação

Os paulistanos estão mudando os hábitos de consumo, incorporando novos produtos no dia-a-dia e dispensando outros. É o que mostra a nova Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) da Fipe.
A Fipe colocou seus técnicos nos últimos 12 meses nas ruas para apurar como os paulistanos estão gastando o dinheiro. Uma das surpresas ficou com a alimentação. Esse item, que sempre foi apontado como o de maior peso no bolso, cedeu lugar às despesas em geral com habitação.
Os dados ainda não são definitivos, mas a alimentação, que em 1937 representava 53% dos gastos dos paulistanos, agora é de 22,5% do total, segundo a última pesquisa realizada de julho de 98 a junho de 99. Já os gastos com habitação, que eram de apenas 17,4% em 37, devem estar próximos a 33,9%.
Os destaques entre os alimentos ficam para a alimentação fora de domicílio, que vem crescendo. A nova POF da Fipe mostra que as distâncias entre o trabalho e o domicílio, o trânsito e o tempo cada vez mais escasso estão forçando os paulistanos a comer mais fora de casa. A Fipe estima que de cada R$ 22 gastos pelo paulistano com alimentação, R$ 4,5 são fora de casa.
Entre os novos itens que devem ser incorporados na coleta de preços da Fipe estão os gastos com telecomunicações, onde estarão incluídos telefone celular, computadores, TV paga e Internet.
Já um produto que os paulistanos estão deixando para trás é o cigarro. No início desta década, pelo menos 2,3% do total dos gastos do paulistano eram com cigarros. Hoje, é de 1,4%. (MZ)


Texto Anterior: Tarifaço faz inflação reaparecer em SP
Próximo Texto: Pagamento do PIS/Pasep é antecipado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.