São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum de Bush não agrada a convidados

France Presse
Dick Cheney, o vice, e o presidente americano, George W. Bush, em fórum econômico no Texas


DE WASHINGTON

Apesar do ceticismo dos próprios convidados, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse ontem ter sido um sucesso o fórum econômico que promoveu em Waco, Texas, para debater soluções para fortalecer a economia do país.
Acompanhado de seu vice, Dick Cheney, Bush circulou por oito seminários sobre economia realizados simultaneamente e para os quais foram convidados 200 pessoas, entre presidentes de grandes corporações, líderes sindicais e economistas.
"Asseguro que, embora eu não vá ficar aqui durante todos os seminários -nem irá o vice-presidente-, estudaremos os resumos das discussões", disse Bush em um dos grupos de discussão.
Já Cheney -que é suspeito de ter cometido irregularidades contábeis como presidente da companhia energética Halliburton- procurou não falar. "Não pretendo fazer quaisquer comentários. Vim aqui para ouvir", afirmou.
Bush disse que a economia americana está no caminho certo, mas ainda há muito o que fazer.
"A história nos mostra que tivemos três trimestres de recessão e que agora teremos três trimestres de crescimento positivo. A tendência está na direção correta e é importante que os americanos compreendam isso. Mas ainda falta muito para fazer", disse.
Numa das discussões do fórum, Bush também cobrou mais transparência das grandes corporações e pediu que o setor privado trabalhe para recuperar a confiança do público. "São necessárias melhores regras de transparência nos resultados de empresas para que volte a confiança das pessoas."
Bush escolheu Waco como palco do seminário porque o local é próximo de seu rancho, em Crawford, também no Texas. Entre os 200 convidados estavam os presidentes da Câmara de Comércio dos EUA, da Bolsa de Valores de Nova York, da American Express, da Caterpillar e da Intel.
"Acho que é uma completa perda de tempo", disse Bruce Bartlett, um assessor econômico que trabalhou na Presidência de George Bush, pai do atual presidente. "O tempo do presidente seria melhor gasto se ele se limitasse a ficar de férias", disse, referindo-se ao fato de que o fórum se realiza durante o período de férias dos presidentes americanos. (MARCIO AITH)

Texto Anterior: Leia a íntegra do comunicado
Próximo Texto: Bolsas reagem mal e fecham o dia em baixa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.