UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Múltis vêem clima só "razoável"

DA REPORTAGEM LOCAL

Novos investimentos no país não estão na agenda dos grandes conglomerados. Presidentes de 47 unidades brasileiras de multinacionais ouvidos pela Câmara Americana de Comércio consideram apenas "razoável" o clima para os negócios no país.
O "Business Climate Indicator" (BCI) foi lançado em junho pela Amcham mas, segundo seu coordenador, Paulo de Albuquerque, a situação no país não evoluiu de lá para cá. "Itens importantes para a decisão de investir no país receberam avaliação "ruim" dos executivos", afirma Albuquerque. A pesquisa atribui conceitos como bom, razoável, ruim e muito ruim a 25 quesitos.
Questões como nível de tributação e disponibilidade de financiamento, por exemplo, são fundamentais para os conglomerados estrangeiros apostarem ou não em um país. E, nesses itens, o Brasil se saiu muito mal.
Para Ingo Weiland, sócio-diretor da consultoria Roland Berger, as empresas internacionais buscam países como o Brasil "para participar do mercado local ou porque o consideram um bom lugar para produzir e exportar".
No entanto, segundo ele, o crescimento do mercado interno brasileiro está lento e não constitui fator de atração para grandes empresas. Na sua opinião, o país deveria apostar nas suas "vantagens naturais" e criar "cadeias de valores" em setores intensivos em mão-de-obra e abundância de recursos locais.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Motocicletas crescem há 10 anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.