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RETOMADA DESIGUAL
Apesar da alta em 150 linhas de produtos no 1º semestre, regiões como a Grande SP tiveram desempenho pior
Vendas em supermercados crescem 2,7%
DA SUCURSAL DO RIO
O volume de vendas de 150 categorias de produtos de grande
consumo nos supermercados registrou um aumento de 2,7% no
primeiro semestre de 2004 em
comparação com o mesmo período do ano passado.
A pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em parceria com a ACNielsen, foi divulgada pela primeira
vez na abertura da 38ª ExpoAbras
(Convenção Nacional de Supermercados), ontem no Riocentro,
na zona oeste do Rio. Os dados do
bimestre julho/agosto serão apresentados em cerca de dez dias.
A pesquisa revela que, apesar do
crescimento nacional, as regiões
da Grande São Paulo e Grande
Rio apresentaram um desempenho pior no primeiro semestre
deste ano do que nos seis primeiros meses de 2003 -queda de
1,6% e 0,6% respectivamente. "O
consumo tem aumentado mais
onde está concentrado o agronegócio, por isso essas regiões ainda
não apresentaram uma recuperação satisfatória", disse Olegário
Araújo, da ACNielsen.
Dos oito setores pesquisados,
apenas o de bebidas não-alcoólicas apresentou uma queda de
3,8% nos seis meses deste ano em
relação ao primeiro semestre de
2003. Mesmo sendo qualificado
de não-alcoólico, o grupo abrange
cervejas, além de refrigerantes.
Segundo a pesquisa, a queda pode
ter sido causada pelo fato de o verão ter sido mais curto neste ano e
o inverno, mais rigoroso, o que teria inibido o consumo de cervejas
e refrigerantes.
A maior alta no volume de vendas do semestre -8,9%- ficou
por conta do setor denominado
"outros", que incluem itens como
ração para cães e gatos, cigarro,
lâmpadas, cola e chupetas. "Mercearia Doce", que abrange 23% do
total de produtos pesquisados, registrou aumento de 7% no volume de vendas. Segundo o levantamento, as categorias com melhor
desempenho deste setor foram
café em pó, com 19%, e leite longa
vida, com 11%.
Nas conclusões, a pesquisa diz
que, "apesar de os bens de consumo não-duráveis serem os últimos a se beneficiarem da retomada econômica", já se pode constatar o crescimento desse segmento
no setor supermercadista.
A ExpoAbras vai até o dia 16.
Para o presidente da Abras, João
Carlos de Oliveira, devem ser gerados R$ 7 bilhões em negócios.
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