São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

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VAREJO

Lojas da rede venderam R$ 826,1 mi no mês passado

Receita do Pão de Açúcar aumenta e é menos "comida" pela inflação

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação tem "comido" menos o resultado das vendas do Pão de Açúcar, a maior rede de varejo do país. Dados do balanço apresentados ontem confirmam o fato.
Em maio, quando o dólar começou a subir -o que acabou pressionando o preço dos produtos-, as vendas totais nas "mesmas lojas" (aquelas já existentes desde o ano passado) caíram 0,6%. Em setembro, quando a desvalorização do real já estava acentuada, e a taxa inflacionária tinha ganhado fôlego, a queda foi de 4,9%. As vendas são deflacionadas pelo IPCA.
Em outubro, segundo balanço publicado ontem, o número ficou positivo em 0,2%. Mesmo com a inflação acelerada no mês, o que poderia pressionar o índice, a taxa ficou nesse patamar porque a companhia vendeu muito. Ou seja, a quantidade de itens comercializados foi elevada, explicam analistas de varejo.
Sem contar a inflação, as vendas nas "mesmas lojas" cresceram 8,2% em outubro em relação a outubro de 2001. É o maior crescimento desde abril de 2000.
A companhia divulgou ontem seus dados do mês passado. As vendas líquidas somaram R$ 826,1 milhões, com expansão de 27,4% em comparação a igual período de 2001.
Não foram divulgados dados sobre o lucro ou venda em unidades, pois o balanço é mensal. Esses dados saem no balanço trimestral.
O destaque foi o crescimento nas vendas de produtos alimentícios, que aumentou 10,6%. Os itens de bens duráveis tiveram queda de 0,2% em outubro.


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