São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

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TELEFONIA 1

Dell lança celular no Brasil para competir com iPhone

DA REPORTAGEM LOCAL

A fabricante de computadores Dell escolheu o Brasil e a China para lançar seu primeiro "celular inteligente" (smartphone). No país, o Dell Mini 3 será vendido pela Claro. Na China, pela China Mobile.
A Claro tenta apressar os testes para que o celular funcione adequadamente em sua rede 3G (terceira geração). A previsão é que ele esteja nas lojas para as vendas de Natal.
Bernardo Winik, diretor de operações da Claro, diz que a operadora ainda não definiu o preço, mas ele deverá ser equiparado ao dos planos de dados atrelados aos smartphones "top" de linha, como iPhone, HTC, Nokia e Samsung.
A Dell desenvolveu o Mini 3 para competir com o iPhone e vai disputar mercado em uma das categorias de aparelho que mais crescem em vendas, especialmente em emergentes. Em mercados mais maduros, como nos EUA e Europa, o crescimento não chega a dois dígitos.
Em visita ao Brasil, Michael Dell, fundador da empresa, disse que está deixando de fabricar só computadores e produzirá dispositivos que permitam aos clientes ficarem conectados à internet, pela rede fixa ou móvel.
Analistas consideram que o Mini 3 é reflexo dessa mudança. Para eles, a companhia está se reinventando para continuar entre as grandes do setor. Em 2005, a Dell valia cerca de US$ 100 bilhões, mais que HP e Apple juntas. Hoje, não passa de 30% das duas companhias.
Na China, a Dell já tinha uma parceria com a China Mobile, empresa com 500 milhões de clientes, para vender netbooks conectados à internet. Com isso, a empresa diz ter alcançado a liderança em vendas no mercado chinês. No Brasil, ela aposta na base de assinantes da Claro, que conta 42 milhões de clientes.


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