São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

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Cresce a confiança do consumidor americano; inflação cai no atacado

DA REDAÇÃO

A confiança do consumidor norte-americano aumentou pelo segundo mês consecutivo. Em outra notícia positiva, a inflação no atacado dos EUA sofreu um recuo no mês passado.
O índice preliminar de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a dezembro subiu para 87 pontos, após ter ficado em 84,2 pontos no mês passado. Analistas de Wall Street previam uma aumento menor, para 85 pontos.
Com a confiança em alta, abre-se a expectativa de que os consumidores gastem mais. Mas os economistas temem que a persistência dos elevados níveis de desemprego e de endividamento da população acabe minando os gastos (leia texto ao lado).
"Os dados refletem sinais de estabilidade da economia e do mercado financeiro. No entanto, os números continuam fracos, de uma maneira geral, porque a economia está confusa e também porque existem preocupações sobre o risco geopolítico", afirmou Dana Johnson, diretor sênior de pesquisa do Banc One Capital Markets.
O índice de expectativas, que mede as atitudes dos consumidores em relação aos próximos 12 meses, aumentou de 78,5 pontos em novembro para 81,2 pontos. O índice de condições atuais, que mede a visão do norte-americano sobre sua atual situação financeira, cresceu de 93,1 pontos para 95,9 pontos.
O índice preliminar da Universidade de Michigan é baseado em 300 entrevistas telefônicas com norte-americanos de todo o país.

Inflação cede
O recuo nos preços da gasolina, dos carros e dos equipamentos de informática fez o índice de preços ao produtor recuar 0,4% no mês passado, o maior recuo desde maio. Em outubro, havia ocorrido um salto de 1,1%.


Com agências internacionais


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