São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM ANO DEPOIS
Ex do BC terá empresa de serviços financeiros
Gustavo Franco encerra quarentena

da Reportagem Local

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, 44, está encerrando a quarentena a que se impôs depois de deixar o governo, há um ano.
Ele se associou a dois ex-funcionários do Banco Pactual -Luiz Cláudio Garcia de Souza e Paulo Bilyk- para montar a Rio Bravo Securitas, empresa de serviços financeiros, ainda sem data para iniciar a operação.
A empresa dos brasileiros será associada à Securitas, braço da suíça Swiss Re (segunda maior resseguradora do mundo) para investimentos. A empresa suíça já é parceira do sócio Luiz Cláudio Garcia de Souza em uma seguradora.
A criação da empresa de serviços financeiros será a primeira investida do ex-presidente do BC na iniciativa privada.
Gustavo Franco foi o primeiro ex-funcionário do alto-escalão do governo a se impor uma quarentena depois de deixar um cargo público.
"Eu entendo que a quarentena deveria existir como lei. O fato de não existir não deve impedir que ex-integrantes do governo a façam", disse.
A quarentena, segundo ele, deve existir para evitar conflitos de interesses.
Professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, Franco, um dos idealizadores do Real, deixou o governo no dia 13 de janeiro do ano passado, data em que foi anunciada a alteração na banda cambial, que levou à maxidesvalorização da moeda.
À época, o país vivia um período de turbulência, impulsionada pelo anúncio de moratória do governador de Minas Gerais, Itamar Franco. A fuga do capital especulativo do mercado brasileiro chegava a R$ 1 bilhão por dia, às vésperas da saída de Franco.
Ele trabalhou no BC por seis anos, respondendo pela presidência do órgão por um período de ano e cinco meses.



Texto Anterior: Capitais: Bolsas receberam US$ 1,1 bilhão em 99
Próximo Texto: Internet: Acesso gratuito é legal, afirma Anatel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.