São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


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FRANÇA
Operação custa US$ 1,2 bilhão Lagardère e
Lagardère e Vivendi vão se associar

FÁTIMA GIGLIOTTI
de Paris

Na mesma semana em que a AOL e a Time Warner anunciaram sua megafusão, duas das maiores empresas de multimídia da França, o grupo Lagardère e o grupo Vivendi, comunicam a finalização de um processo de negociação iniciado há seis meses.
O grupo Lagardère, dono de editoras (Hachette e Salvat), jornais (Journal de Dimanche), revistas (Paris Match, a "Elle" francesa), rádios (Europe 1 e 2), empresas de distribuição (Relais H) e provedores de acesso à Internet (Club Internet), comprou 34% do CanalSatelitte e 27% do setor de canais temáticos do grupo Vivendi, por US$ 1,2 bilhão.
O CanalSatelitte possui cerca de 1,4 milhão de assinantes na França, com um volume de negócios anual de US$ 500 milhões. E deve se beneficiar com a força de divulgação das rádios Europe 1 e 2 e com o desenvolvimento dos serviços interativos da Hachette.
O grupo Vivendi atua no setor de TV a Cabo (Canal +), editorial (Larousse, Nathan), mídia impresa (L'Express) e possui também provedores de acesso à Internet, dentre eles a AOL France. Um dos objetivos da aliança é transformar títulos da Lagardère, como a "Elle", em canais de TV a cabo.
"Vivendi e Lagardère são mais internacionais, mais flexíveis e mais interativos do que a AOL e a Time Warner juntas, ainda que nós sejamos grupos menores", afirmou o diretor Arnaud Lagardère: "Daqui há dez ou 15 anos, nós seremos os verdadeiros ganhadores". Mas a previsão de Lagardère causou polêmica entre a imprensa especializada francesa. Em primeiro lugar, porque, ao contrário da megafusão americana, os dois grupos franceses não constituíram uma empresa única, mas fizeram uma aliança, com ênfase no setor audiovisual.
E essa aliança, que preserva a individualidade comercial e financeira dos dois grupos, não abarca o setor dos provedores de Internet. "Há um conflito de interesses entre nós nesse setor", reconheceu o diretor Lagardère.
O grupo Lagardère é operador do provedor Club Internet (350 mil assinantes), concorrente direto do AOL France (400 mil assinantes), controlado pelo grupo Vivendi. Arnaud Lagardère afirmou, inclusive, que pretende se aliar a um operador internacional, que se encarregaria do fornecimento de acesso. Seu grupo ficaria concentrado na área de conteúdo e de comércio eletrônico.

Novo portal
A Fingo, empresa sediada em Bordeaux, sul da França, lançou ontem um portal móvel universal especializado em fornecer informações sobre o mercado financeiro internacional e bolsas de valores. O cliente do serviço oferecido pela Fingo poderá consultar um serviço personalizado por várias formas de terminal, celular, telefone fixo ou computador.
O projeto do portal móvel universal foi desenvolvido em parceria com o primeiro laboratório francês de informática, o Laboratório de Bordeaux de Pesquisa em Informática. Thuard explicou que cada utilizador terá acesso à sua conta pessoal e poderá consultar por meio de seu celular valores, cotações e o mercado financeiro.


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