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FRANÇA
Operação custa US$ 1,2 bilhão Lagardère e
Lagardère e Vivendi vão se associar
FÁTIMA GIGLIOTTI
de Paris
Na mesma semana em que a
AOL e a Time Warner anunciaram sua megafusão, duas das
maiores empresas de multimídia
da França, o grupo Lagardère e o
grupo Vivendi, comunicam a finalização de um processo de negociação iniciado há seis meses.
O grupo Lagardère, dono de
editoras (Hachette e Salvat), jornais (Journal de Dimanche), revistas (Paris Match, a "Elle" francesa), rádios (Europe 1 e 2), empresas de distribuição (Relais H) e
provedores de acesso à Internet
(Club Internet), comprou 34% do
CanalSatelitte e 27% do setor de
canais temáticos do grupo Vivendi, por US$ 1,2 bilhão.
O CanalSatelitte possui cerca de
1,4 milhão de assinantes na França, com um volume de negócios
anual de US$ 500 milhões. E deve
se beneficiar com a força de divulgação das rádios Europe 1 e 2 e
com o desenvolvimento dos serviços interativos da Hachette.
O grupo Vivendi atua no setor
de TV a Cabo (Canal +), editorial
(Larousse, Nathan), mídia impresa (L'Express) e possui também
provedores de acesso à Internet,
dentre eles a AOL France. Um dos
objetivos da aliança é transformar
títulos da Lagardère, como a
"Elle", em canais de TV a cabo.
"Vivendi e Lagardère são mais
internacionais, mais flexíveis e
mais interativos do que a AOL e a
Time Warner juntas, ainda que
nós sejamos grupos menores",
afirmou o diretor Arnaud Lagardère: "Daqui há dez ou 15 anos,
nós seremos os verdadeiros ganhadores". Mas a previsão de Lagardère causou polêmica entre a
imprensa especializada francesa.
Em primeiro lugar, porque, ao
contrário da megafusão americana, os dois grupos franceses não
constituíram uma empresa única,
mas fizeram uma aliança, com
ênfase no setor audiovisual.
E essa aliança, que preserva a individualidade comercial e financeira dos dois grupos, não abarca
o setor dos provedores de Internet. "Há um conflito de interesses
entre nós nesse setor", reconheceu o diretor Lagardère.
O grupo Lagardère é operador
do provedor Club Internet (350
mil assinantes), concorrente direto do AOL France (400 mil assinantes), controlado pelo grupo
Vivendi. Arnaud Lagardère afirmou, inclusive, que pretende se
aliar a um operador internacional, que se encarregaria do fornecimento de acesso. Seu grupo ficaria concentrado na área de conteúdo e de comércio eletrônico.
Novo portal
A Fingo, empresa sediada em
Bordeaux, sul da França, lançou
ontem um portal móvel universal
especializado em fornecer informações sobre o mercado financeiro internacional e bolsas de valores. O cliente do serviço oferecido pela Fingo poderá consultar
um serviço personalizado por várias formas de terminal, celular,
telefone fixo ou computador.
O projeto do portal móvel universal foi desenvolvido em parceria com o primeiro laboratório
francês de informática, o Laboratório de Bordeaux de Pesquisa em
Informática. Thuard explicou que
cada utilizador terá acesso à sua
conta pessoal e poderá consultar
por meio de seu celular valores,
cotações e o mercado financeiro.
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