São Paulo, sexta, 15 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC diz pode voltar a falar com o Fundo

da Sucursal de Brasília

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, disse que a mudança do sistema de câmbio poderá levar a uma nova conversa do governo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
"Pode ser necessário (ter) uma nova conversa com o Fundo em razão das alterações no câmbio", afirmou Lopes.
Ele ressaltou, entretanto, que um eventual diálogo com o FMI "não redundará necessariamente em uma revisão completa do acordo".
Segundo Altamir Lopes, ainda não foram marcadas novas reuniões com o FMI e, pelo cronograma estabelecido no acordo, a primeira revisão só deveria ocorrer em meados de fevereiro.
O chefe do Departamento Econômico do BC disse que, teoricamente, a desvalorização do real em relação ao dólar poderá levar a um aumento das despesas com juros dos títulos cambiais.
Mas, segundo ele, não há nenhuma estimativa do gasto adicional com juros que a desvalorização poderá causar.
Ele explicou que a dívida federal atrelada ao câmbio somava R$ 66,361 bilhões em novembro de 1998, última posição oficial divulgada pelo BC.
Todo o estoque desses títulos foi atingido pela desvalorização, que aumenta a remuneração do papel.
Lopes disse, entretanto, que as novas colocações de papéis cambiais já devem passar a refletir uma taxa de desvalorização menor a partir de agora.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.