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É DO BRASIL
Lula foi informado de vitória contra Portugal, Espanha e Eslováquia; automóvel será exportado para Europa
País vence disputa para fazer "Tupi", da Volks
CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL
A Volkswagen começa a produzir a partir de 2005 na unidade
Anchieta, em São Bernardo do
Campo, o modelo exportação do
novo carro da montadora. Chamado de "Tupi" pelos funcionários e de P-249 pela empresa, o
carro é um veículo intermediário
entre o Polo e o Gol, que será exportado para a Europa e provavelmente para a Ásia.
A fábrica do ABC, que disputava desde o ano passado a produção do carro com unidades de
Portugal, Espanha e Eslováquia,
anunciou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que venceu a
concorrência internacional. O
presidente da Volkswagen do
Brasil, Paul Fleming, telefonou
para Lula, ontem pela manhã, para informá-lo sobre o resultado da
disputa.
Sem detalhar a produção inicial
nem o custo para desenvolver o
modelo no país, a Volks informa
que o projeto prevê um grande
volume de exportação. Nos cálculos de representantes dos trabalhadores, ligados ao Sindicato dos
Metalúrgicos do ABC e da comissão de fábrica, deverão ser fabricados cerca de 600 carros por dia
-ou uma produção anual estimada em 100 mil veículos. Para
ter uma idéia desse volume, a
Volks produz atualmente cerca de
400 modelos do Polo por dia.
A empresa informa que, de cada
quatro veículos fabricados pela
montadora no Brasil, um é exportado. De janeiro a março deste
ano, a Volks exportou 31.603 veículos contra 24.834 no mesmo período de 2002 -crescimento de
27% nas exportações. Desse total,
o campeão de vendas ao mercado
externo foi o Gol, e o maior comprador, o México.
A unidade do ABC era a única
fábrica do Brasil que não tinha
produtos para exportação. A
Volks em Rezende (RJ) exporta
ônibus e caminhões, em São Carlos (interior de SP) são fabricados
e comercializados motores para o
mercado externo, a unidade de
Taubaté (SP) exporta o Gol, e a de
São José dos Pinhais (PR), o Golf.
Na unidade do ABC também
são fabricados os modelos Polo,
Gol, Kombi, Santana e Saveiro. A
versão nacional do Tupi será fabricada em São José dos Pinhais.
Terceirização
Para reduzir custos com pessoal
e conseguir vencer a concorrência
para produzir o "Tupi", a montadora assinou acordo ontem com o
sindicato que prevê a terceirização do setor de peças e acessórios.
No total serão terceirizadas
1.500 funções em cinco áreas da
empresa. "Os funcionários serão
realocados e não haverá redução
de salários", diz Hélio Honorato,
da comissão de fábrica.
A terceirização foi aprovada em
assembléia na semana passada
por 95% dos funcionários e estava
prevista em acordo assinado no
final em 2001 para garantir os empregos dos trabalhadores até 2006
e evitar a demissão de cerca de
3.000 operários.
Os metalúrgicos do setor de peças e acessórios, ligados à oposição ao sindicato, resistiram à terceirização porque temiam que o
processo pudesse significar o início de demissões na empresa.
Para a comissão de fábrica, a
vinda do Tupi exportação significa a manutenção dos 14,5 mil empregos na unidade. "Na produção
do Polo estão envolvidos 7.000
funcionários. Se não tivéssemos
ganhado essa disputa, cerca de
7.500 empregos poderiam estar
ameaçados", disse Honorato.
Para ele, com a produção do novo modelo, fica mais fácil também
discutir a renovação do acordo
para a manutenção de empregos.
Colaborou a Folha Online
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