UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

De olho no mercado
A Abimilho (Associação das Indústrias Brasileiras Moageiras de Milho) quer ampliar o consumo humano de milho no Brasil. Com 25 anos de história, a associação está com uma nova visão, mais voltada para o mercado. A campanha começa no dia 25.

Ainda longe
A campanha terá como foco as publicações voltadas para a culinária. Pedro Matinzonkas, diretor de marketing da Abimilho, diz que o intuito é sensibilizar os consumidores sobre os efeitos positivos do consumo do milho, produto pouco consumido no Brasil. Os mexicanos consomem 63 quilos de milho per capita por ano. Os brasileiros, apenas 18 quilos.

Na contramão?
Matinzonkas diz que não há contradição em incentivar o consumo humano exatamente no período em que o país está com problemas de abastecimento do produto. Ao contrário, isso serve de alerta para os produtores para aumentar a produção, diz ele.

Milho surpreende
Mais uma consultoria mostra números surpreendentes para a safra de milho deste ano. Os dados mais recentes da Céleres/M.Prado indicam que a produção nacional poderá atingir 40,1 milhões de toneladas neste ano.

Queda menor na área
Segundo a Céleres, a queda da área plantada na safra de verão foi de apenas 1,8%, ao contrário dos 4,5% previstos anteriormente. Além disso, a produtividade teve crescimento de 10,1%, elevando a primeira safra para 31,7 milhões de toneladas.

Avanço nas exportações
Os registros de exportações indicavam até o final de março que o Brasil já vendeu 11,2 milhões de toneladas de soja em grãos, 89% mais do que no mesmo período do ano passado.

Farelo acompanha
Os dados são da Secex e da Abiove e mostram que as vendas de farelo e de óleo de soja também continuam aquecidas. No caso do farelo, as vendas somam 5,8 milhões de toneladas (mais 47%) e as de óleo, 933 mil toneladas (mais 37%).

Receitas maiores
O ritmo acelerado das vendas de soja mostra também uma forte evolução das receitas recebidas com o produto. Dados de ontem do Siscomex mostram que as receitas com soja somam US$ 32,4 milhões por dia neste mês, com aumento de 60% em relação às do mesmo período do ano passado. Outro item de destaque foram as carnes, com alta de 32%.

Financiamento ampliado
A linha de financiamento às agroindústrias do Banco do Brasil foi estendida às empresas que beneficiam ou industrializam quaisquer insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes, defensivos, produtos veterinários e máquinas e equipamentos.

Umidade e ferrugem
A FNP diz que o excesso de umidade e ferrugem, que deve provocar perda de qualidade e redução de produtividade na soja, ocorre apenas nos Estados de Mato Grosso e da Bahia.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsas dos EUA fazem Bovespa subir 1,3%
Próximo Texto: Agrofolha
Ano do dragão: Arroz sobe de preço em plena safra no Sul

Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.