UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Reservas são estimadas em 600 milhões de barris

Petrobras anuncia descoberta de novo campo gigante na costa do ES

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou ontem mais uma grande descoberta de óleo. Um reservatório de 600 milhões de barris foi encontrado na bacia de Campos, próximo à costa do Espírito Santo. É a maior já feita pela estatal desde agosto do ano passado, quando foi localizado o campo de Jubarte, cujas reservas também são de 600 milhões de barris.
Antes desses dois campos, o maior que havia sido encontrado foi o de Roncador (bacia de Campos), em 1996. Suas reservas, que já estão em produção, são de 2 bilhões de barris.
O reservatório encontrado no Espírito Santo pode ser considerado um campo gigante, dizem especialistas. Suas reservas, estimadas em 600 milhões de barris, representam cerca de 4,5% das reservas totais do país, de 13,1 bilhões de barris.
O novo campo está localizado a apenas 10 km ao sul do de Jubarte, segundo nota da Petrobras, que continha poucos detalhes sobre a descoberta. A nota não informava a qualidade do óleo encontrado.
Mas, segundo especialistas, dada a proximidade com o campo de Jubarte, deve ser também do tipo pesado. O óleo de Jubarte é de 22º API (medida de densidade), superpesado e não-adaptado às refinarias nacionais.
Situada a 84 km da costa do Espírito Santo, a descoberta ainda precisa passar por testes antes de ter a comercialidade atestada. Só depois disso é que a estatal irá decidir se explora o campo.
O poço que encontrou a acumulação de óleo -com cerca de 105 metros de espessura de rocha porosa, onde se encontra o petróleo- perfurou a uma profundidade de 1.330 metros até chegar no reservatório.


Texto Anterior: Em cena outra vez: Fiel à "escrita", Malan não opina sobre câmbio
Próximo Texto: Panorâmica - De branco nas alturas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.