São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

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Confiança do consumidor de SP recua

DA FOLHA ONLINE

A confiança do consumidor no futuro da economia diminuiu pelo quarto mês consecutivo na região metropolitana de São Paulo. O índice, criado para medir o grau de confiança, recuou para 133,1 pontos em junho -o menor resultado registrado desde outubro de 2004, quando estava em 142,5 pontos, segundo a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
Apesar da queda no indicador, os consumidores estão otimistas. A escala da pesquisa varia de 0 a 200 pontos: acima de 100 indica otimismo e abaixo, pessimismo.
O índice de confiança de junho foi derrubado pela piora registrada tanto nas expectativas presentes (-1,8%) como futuras (-0,2%) dos consumidores.
Para a Fecomercio, esse resultado sinaliza que o consumidor não crê na melhoria futura das condições econômicas nem vê sinais de recuperação na situação atual.
Por faixa de renda, a perda de confiança foi maior entre o grupo que ganha mais de dez salários mínimos. Nesse segmento, o indicador de junho caiu 3,7% em relação a maio, a 139,7 pontos.
Por sexo, houve melhora na confiança dos homens e piora entre as mulheres. Por idade, a confiança caiu entre os menores de 35 anos e subiu para os mais velhos.
Para a Fecomercio, os juros altos e a crise política devem derrubar o consumo privado no país nos próximos meses. Para piorar a situação, a federação alerta para o alto índice de endividamento da população e o esgotamento do efeito do crédito no consumo.


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