São Paulo, segunda, 15 de junho de 1998

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Souza Cruz investe R$ 2,5 mi em comercial para a marca Hollywood, a ser filmado nos Estados Unidos
Anúncio de cigarro custa mais que filme

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
da Reportagem Local

A Souza Cruz está investindo cerca de R$ 2,5 milhões para filmar o mais caro anúncio para televisão bancado por um anunciante brasileiro.
O comercial, a ser filmado em quatro diferentes locais nos Estados Unidos, inclusive no Alasca, é da série "No Limits" do cigarro Hollywood, que atualmente detém uma participação de 12% no mercado brasileiro.
O orçamento da filmagem do anúncio é semelhante -ou até maior- do que os custos de alguns dos filmes brasileiros de maior sucesso ultimamente.
Para a filmagem de "A Ostra e o Vento", por exemplo, foram gastos R$ 2 milhões. O filme foi muito bem recebido pela crítica.
Grande sucesso de público e premiado no festival de cinema de Berlim, "Central do Brasil" teve um orçamento de R$ 2,9 milhões.
Além dos cerca de R$ 2,5 milhões a serem consumidos na produção, mais R$ 4 milhões aproximadamente serão gastos pela Souza Cruz na veiculação da nova campanha do cigarro Hollywood, que inclui também anúncios em revistas, na Internet e em outdoors.
No ano passado, a Souza Cruz, maior fabricante de cigarros do país, investiu cerca de US$ 44 milhões em publicidade, segundo levantamento do Instituto Nielsen, ficando em 21º lugar na lista dos maiores anunciantes do mercado brasileiro.
A marca Hollywood já foi a mais vendida no mercado brasileiro, mas perdeu espaço nos últimos anos para cigarros mais baratos, como Derby.
O novo filme do cigarro Hollywood, que deverá ficar pronto em meados de agosto, vai ser filmado por um diretor sul-africano radicado há 10 anos nos Estados Unidos, Paul Giraud, 44.
Lobos e deserto
O anúncio vai mostrar cenas de uma corrida de carros da fórmula Indy, mas não num autódromo e sim em locações inusitadas para uma corrida, como um deserto na Califórnia.
Outro cenário será a região onde foi realizado o filme "Dança com os Lobos", de Kevin Costner. Além disso, em algumas cenas será usado um porta-aviões.
Giraud prevê que vai filmar cerca de 20 horas para depois editar todo o material em três versões do filme. Uma equipe de cerca 70 pessoas e dois carros de Fórmula Indy vão gastar cerca de duas semanas para completar a filmagem.
De acordo com Carlos Silvério, diretor da DPZ, a agência de propaganda que cuida da imagem do Hollywood, o novo anúncio poderá ser mostrado em outros países além do Brasil, provavelmente no Leste Europeu e na América Latina.



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